A elaboração e implementação de um Manual de BPF passa por três etapas: diagnóstico, correção e elaboração.
O Manual de Boas Práticas tem como objetivo descrever os procedimentos adotados pelo setor de alimentação da escola, a fim de atender os requisitos relacionados às Boas Práticas (BP), incluindo os aspectos de higiene e saúde de manipuladores, assim como capacitação dos mesmos, higienização e manutenção das instalações, ...
A elaboração da cartilha de boas práticas de higiene para manipuladores de alimentos deu-se da seguinte forma: - visitas e observações dos empreendimentos; - pesquisa em livros, artigos, revistas e meio eletrônico; - seleção das informações; - desenvolvimento da cartilha; - revisão; - conclusão.
De acordo com a RDC 216, serviços de alimentação devem implementar POP sobre os seguintes itens:
Os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) são de grande importância. Possuem aplicações que vão desde a indústria até a área médica. Consistem em guias práticos com atividades sequenciadas para realizar uma ação como manutenção, fabricação de itens e muitas outras.
A Resolução - RDC Nº 48, de 25 de Outubro de 2013 da ANVISA aprova o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, e dá outras providências.
A implantação e o cumprimento das normas de BPF é uma exigência legal para todos os estabelecimentos fabricantes de medicamentos no País, e o CBPF (Certificado de Boas Práticas de Fabricação) é o documento que atesta se a empresa cumpre as boas práticas.
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) visam minimizar a ocorrência de trocas, misturas ou contaminações por partículas, microbianas e cruzadas na fabricação de medicamentos.
A Análise de escolha de uma matéria prima de qualidade deve começar pelo fornecedor, pesquisar a fundo o controle higiênico, microbiano e principalmente verificar se os especialistas na produção utilizam as ferramentas de modelagem microbiana preditiva. B)
O que significa controle de qualidade da matéria-prima?
Alteram a qualidade do material vegetal: clima, altitude, fertilidade do solo, emprego de defensivos agrícolas e outras variáveis.
A qualidade da matéria-prima envolve os ingredientes primários e os auxiliares utilizados no processamento e embalagem, que devem atender aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação, incluindo a qualidade físico-química e microbiológica, garantindo que sejam seguros e legais para o uso pretendido e que ...