Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.
O título no torneio é a conquista máxima para a maioria dos jogadores mundiais. O Brasil é o maior vencedor da competição, com cinco troféus cada. Na sequência estão Alemanha e Itália, com quatro conquistas, seguidos por Argentina, França e Uruguai, com duas. Por fim. Espanha e Inglaterra possuem um troféu cada.
Apesar de haver grandes espetáculos nessa época, o jogo foi usado pelos guerreiros como treinamento. Acredita-se que com o crescimento do Império Romano, o jogo foi introduzido na Inglaterra.
O futebol é uma das maiores paixões, não só dos brasileiros, mas como também da população da maioria das nações. Não à toa, o esporte é o mais tradicional do planeta e seus eventos atraem milhares de pessoas ao redor do mundo. É tanto envolvimento da população com o esporte, que a modalidade movimenta bilhões de dinheiro pelo mundo. No entanto, você sabe como começou essa paixão? Confira quem inventou o futebol.
Apenas poucos anos depois da criação, em 1894, Charles Miller apresentou o esporte oficialmente em terras brasileiras. Descendente de ingleses, trouxe de uma viagem duas bolas, dois uniformes, uma bomba e agulha. Antes disso, o futebol era praticado pontualmente por viajantes e aristocratas.
Assim, o futebol como conhecido hoje começou a tomar forma na Inglaterra do século XII. Os relatos registram um jogo mais violento e com uso de socos na bola. Além disso, muitas pessoas participavam em uma área muito maior.
Por outro lado, os gregos inventaram o 'Harpastum', praticado em um campo retangular, com uma linha central. O objetivo era passar a bola por cima da linha para o outro lado. Embora todos esses jogos não sejam oficialmente o futebol, contribuíram de certa forma para o surgimento desse esporte, tal qual conhecemos hoje. Então, da maneira como conhecemos o futebol hoje, quem inventou foram os ingleses.
O esporte mais popular do planeta possui suas origens diversificadas e não há uma data precisa. De forma oficial, quem inventou o futebol moderno foram os ingleses em 1863, ano em que foi fundada a Football Association, em Londres, e quando iniciou a profissionalização do esporte no planeta. As regras criadas naquele ano, são a base para o esporte de hoje.
Para por um fim nessa diversidade de regras até então, ainda sem a presença de uma associação para ditar as normas, diretores de várias escolas inglesas se juntaram para estabelecer um código comum. Com isso, houve uma maior aceitação da modalidade, visto que muitos achavam o esporte violento, e então o futebol começou a crescer na Inglaterra.
A Copa do Mundo é a principal competição entre seleções de futebol. Ela ocorre a cada quatro anos, em um país-sede escolhido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). A entidade, inclusive, é a principal responsável por organizar o futebol no mundo, tendo sido criada em 1904, por dirigentes da Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Suécia e Suíça, em Paris.
O crescimento do esporte no país fez com que o remo, principal esporte do Brasil na época, ficasse para atrás. Segundo o Brasil Escola, primeiro clube formado exclusivamente para o futebol no Brasil foi a Associação Atlética Mackenzie College, em 1898. No entanto, diversas equipes de remo transformaram-se em times de futebol, como é o caso do Flamengo, Botafogo e o Vasco da Gama.
No mesmo período, foi fundado o Sport Club Germânia (atualmente, o Pinheiros), em São Paulo, por Hans Nobiling. Também, foi fundado o Fluminense Football Club, no Rio de Janeiro, por Oscar Cox. Já em 1915, havia registros em Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Paraná.
Por causa disso, houve destruição de ambientes e até mortes. Dessa maneira, o esporte foi proibido em vários lugares por séculos. Eventualmente, no século XVII, em Londres, o jogo começou a ser praticado novamente pelas ruas.
O campo tem o formato retangular, com uma baliza em cada lado. A missão do jogo é levar a bola através do campo e coloca-la dentro da baliza adversária, fazendo um gol. Quem marcar mais gols, vence a partida que possui 90 minutos de duração.
O futebol é um esporte praticado em um campo, com duas equipes com 11 jogadores para cada lado. Há também a presença de um árbitro para ditar as normas, além de dois bandeirinhas, para auxiliar o juiz principal.
a seleção brasileira de futebol para cegos conquistou pela quinta vez o mundo, com o título de campeão do Mundial IBSA de Madri, na Espanha. A vitória por 2×0 sobre a Argentina, com gols de Ricardinho e Nonato, mostrou a superioridade brasileira mais uma vez. Das sete edições da Copa, cinco foram vencidas pelo Brasil./span>
A simultaneidade de ações e oportunidades que visam o crescimento do esporte paralímpico promove um ciclo virtuoso de conquistas e ascensão do paradesporto no país, que vem seguido do reconhecimento do Brasil como potência internacional em Jogos Paralímpicos./span>
Paraolimpíadas ou Paralimpíadas é uma versão dos Jogos Olímpicos adaptada para atletas portadores de deficiência física ou sensorial. Todas as modalidades desportivas presentes nos Jogos Paraolímpicos devem ser reajustadas de acordo com as limitações dos competidores, como as regras de cada esporte, por exemplo./span>
As Paralimpíadas acontecem no mesmo ano que as Olimpíadas, começando, normalmente, duas semanas após o encerramento dos Jogos Olímpicos. Atualmente, existem diversos esportes que foram adaptados para que pessoas com os mais diferentes graus de deficiência física e sensorial possam participar.
Segundo linguistas ouvidos pela BBC Brasil, o termo correto deve manter o "o" como em 'paraolimpíada'. ... Segundo linguistas consultados pela BBC Brasil, o vocábulo "paralimpíada" vai contra a evolução natural das palavras em português com a supressão do "o" na junção do "para + olimpíada"./span>