As duas formas existem e estão corretas. Dá é a forma conjugada do verbo dar na 3. ... Dar é a forma do verbo no infinitivo. A dúvida reside em quando se deve utilizar dar e dá, ou seja, quando devemos usar o infinitivo (dar) e quando devemos usar a forma flexionada (dá).
A frase "eu me chamo" está correta, mas se você dizer " (eu -->elipse) chamo-me", ou seja, usando uma figura de linguagem que omite o pronome eu, você terá que usar a ênclise mesmo. ... Na oração "eu me chamo" a partícula atrativa é o pronome eu.
Quando o verbo é precedido do pronome relativo que, a regra é – sem exceção – a próclise: “que se chama”, “que se toma”, “que se prende, “que se ama”; e não “que chama-se”, “que toma-se”, “que prende-se”, “que ama-se”: além de estranhas, estas... construções estão incorretas.
A forma chama-se, com hífen, é uma conjugação pronominal (acompanhado do pronome oblíquo “se”) do verbo – neste caso, no presente do indicativo.
1 apelidar, autodenominar, batizar, cognominar, denominar, intitular, ser. Convocar: 2 aproximar, convidar, convocar, juntar, unir.
Chamam vem do verbo chamar. O mesmo que: ligam, pedem, invocam, convocam, nomeiam, designam, recorrem, aproximam, apelidam.