Escarabeídeos e Lepidoptera também apresentam cuidado parental. Borboletas ovopositam sobe locais onde seus filhotes serão capazes de se alimentar. Grilos também são conhecidos por colocarem seus ovos em pontos ótimos para o desenvolvimento de filhotes. Muitas espécies de Hemiptera cuidam dos seus filhotes.
Do ponto de vista dos pares reprodutores, o cuidado parental prolongado não é o ideal porque retarda o nascimento de filhotes subsequentes (Trivers 1974), o que coloca a sua sobrevivência em risco e compromete reproduções futuras.
Dentre os répteis, os crocodilianos são os únicos que apresentam o comportamento de cuidado parental, protegendo os ovos, ajudando nas fases de eclosão e pós-eclosão, e permanecendo ao lado de jovens recém- eclodidos por meses (SHINE, 1988).
Resposta. Está importancia do cuidado parental realizado por peixes e anfibios, representa um mecanismo pós copula. Seria para minimizar os efeitos da seleção natural sobre os individuos..
O cuidado parental aumenta a probabilidade de sobrevivência dos filhotes e, conseqüentemente, aumenta o sucesso reprodutivo da espécie. O cuidado parental pode ter início antes mesmo do nascimento da prole. É o caso do preparo de ninhos, tocas e outros abrigos para receber os filhotes ou ovos.
Resposta. Os crocodilianos, a partir do momento q começaram a cuidar de seus filhotes, diminuem a taxa de mortalidade, fazendo com q mais indivíduos consigam chegar à fase adulta.
O cuidado parental aumenta a probabilidade de sobrevivência dos filhotes e, consequentemente, aumenta o sucesso reprodutivo da espécie. O cuidado parental pode ter início antes mesmo do nascimento da prole. É o caso do preparo de ninhos, tocas e outros abrigos para receber os filhotes ou ovos.
Dessa forma, os répteis impedem que a altíssima taxa de reprodução dos mesmos transforme-os em praga, prejudicando o equilíbrio ecológico dos ecossistemas. Além disso, as serpentes também servem de alimentos para animais como aves, mamíferos e até mesmo outras cobras!
Segundo ele, um grama de veneno de cobras das espécies cascavel e jararaca custa em média R$ 400 e o da coral chega a custar R$ 7 mil. O material é utilizado para tratamentos de câncer, pressão alta, derrame cerebral, hemorragia, entre outros.
O veneno da Bothrops insularis é estudado pelo Instituto Butantan, mas seu antídoto é pouco fabricado, pois onde vive esta serpente só pesquisadores estão autorizados a ir. É muito poderoso pois, pela sua ação inibidora, a pessoa mordida morre por falência geral orgânica ao fim de duas horas após ser inoculada.
Fotos: Paulo Bernarde. Uma possível explicação da origem desta espécie de serpente é a especiação alopátrica. A Ilha da Queimada Grande se separou do continente há aproximadamente 11 mil anos e assim a jararaca-ilhoa ficou isolada das jararacas do continente.
O surgimento de uma nova espécie: o caso da jararaca-ilhoa. ... Segundo a teoria de Darwin, um veneno cinco vezes mais letal para aves foi uma característica A adquirida por essas cobras em sua luta pela sobrevivência, que as tornou diferentes de seus ancestrais, surgindo assim uma nova espécie.
Ela adaptou-se ao consumo de lacraias e lagartos, como os filhotes da jararaca do continente. Essa adaptação incluiu a redução do tamanho dessa serpente e mudanças em seu vene- no (também semelhante ao dos filhotes de B.
Uma diferença entre a jararaca-ilhoa e as demais jararacas é o comportamento. ... Além da mudança parcial do solo para as árvores, outra característica da jararaca-ilhoa decorre da especialização alimentar, pois a ação do veneno dela é cinco vezes mais potente para matar uma ave que o da jararaca comum.