Mas Lúcia Pesca, psicóloga e especialista em sexualidade humana, arrisca uma explicação que pode servir para muitos casos: os homens coçam o saco por causa do desconforto que os pelos causam e pela sensibilidade da pele daquela região.
O que fazer: na presença de sinais e sintomas de psoríase genital, é importante que o médico seja consultado para que seja confirmado o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado. O médico pode recomendar o uso de corticoesteroide tópico ou pomadas com vitamina D. Em alguns casos, pode ser também indicado o uso de medicamentos sistêmicos, como metotrexato, ou terapia biológica.
Nesse caso, já é uma situação que fugiu do normal e é importante procurar ajuda médica –urologista ou dermatologista.
O ato de coçar o saco escrotal pode ser considerado uma mania mundial entre os homens, mas será que existe alguma razão para isso? Conheça algumas explicações para esse hábito:
Como tratar: na maioria das vezes o tratamento é feito com a aplicação de uma pomada antifúngica, como Miconazol ou Clotrimazol, por cerca de 7 dias. No entanto, também pode ser recomendado uso de medicação via oral e fazer algumas alterações na dieta, como reduzir a quantidade de açúcar e carboidratos.
É natural, sim. A bolsa que abriga os testículos, chamada de escroto, costuma ser um a dois graus mais fria do que o restante do corpo, pois age como geladeira para conservar a qualidade dos espermatozoides.
A área onde está o saco escrotal é extremamente quente, úmida e sofre muito atrito devido às roupas, às cuecas e às sungas. Assim, o calor e a umidade podem fazer com que o local tenha mais coceira.
Durante o frio, os testículos também precisam ficar próximos ao corpo para se manterem aquecido. Para isso, um músculo chamado cremaster —que envolve toda a bolsa escrotal e a base do pênis— se contrai. A contração dessa musculatura leva a uma diminuição do saco escrotal e também da base peniana.
O que fazer: sempre que se desconfiar de uma doença sexualmente transmissível deve-se consultar um urologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, evitando o agravamento da doença. Para evitar este tipo de doenças deve-se sempre utilizar preservativo, especialmente caso se tenha uma nova parceira ou parceiro. Saiba mais sobre as principais IST's e como são tratadas.
Outra questão que pode causar desconforto e mais coceira do que o normal é o aparecimento do chato – o "primo" do piolho – , uma espécie de organismo com predileção por pelos da região pubiana. Assim como na micose, o ideal é buscar ajuda médica.
Estão localizados no sacro escrotal, atrás do pênis e fora da cavidade abdominal. Os testículos têm 2 funções principais: Produzir os hormônios masculinos (andrógenos), como a testosterona. Produzir o esperma, células masculinas necessárias para fertilizar um óvulo feminino para iniciar uma gravidez.
Como tratar: uma boa forma de aliviar a dor é fazer banhos de assento com água morna durante 15 minutos e praticar exercícios de kegel, no entanto, quase sempre também é necessário tomar antibióticos receitados pelo urologista, como ciprofloxacino ou levofloxacina.
Por ser uma região fechada, úmida e abafada, ela pode facilitar a proliferação de micro-organismos, como fungos, que podem causar micoses e provocar muita coceira.
Além do excesso de suor, a presença de fricção contante na região íntima também é um dos principais responsáveis pela sensação de coceira. Este problema é mais comum em atletas de ciclismo ou corrida, já que podem ficar várias horas fazendo movimentos repetidos com as pernas, que acabam causando fricção sobre o escroto.
Quando o testículo é pequeno, em geral, são os túbulos seminíferos (produtores de espermatozoides) que se atrofiaram, seja por doença congênita como, por exemplo, torção do cordão espermático, ou adquirida, como infecções ou traumatismos.
Coçar o saco escrotal pode ser considerada uma mania mundial entre os homens, mas por que será que ela existe? Apesar de, para muitos, esse hábito ser um mero prazer, há uma explicação biológica para a sua existência.
Quando a mulher faz isso, o homem sente que ele passa segurança para sua parceira, o que automaticamente eleva a sua autoestima. Para a mulher, acariciar o cabelo do homem pode ser um gesto de carinho bem simples, mas para os homens esse comportamento demonstra o amor e afeto que sua parceira tem por ele.
Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione-o entre os dedos indicador, médio e polegar e movimente-o. Você não deve sentir dor. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro — é normal.
O que fazer: para evitar uma alergia nessa região deve-se sempre optar por utilizar cuecas 100% de algodão. Porém, se o sintoma não desaparecer pode-se experimentar mudar de sabonete, existindo até sabonetes próprios para a região íntima, que não contêm químicos ou substâncias potencialmente irritantes para a pele. Nos casos mais graves, pode ser necessário consultar o médico para iniciar o uso de uma pomada com corticoides, como hidrocortisona, por exemplo.