Resposta. não, pois toda palavra tem sílaba tônica, e todo acento esta na sílaba tônica, mas nem toda sílaba tônica tem acento.
O acento tônico está relacionado com a intensidade dos fonemas, e o acento gráfico, como o agudo e o circunflexo, marca a sílaba tônica.
Português SÍLABA TÔNICA Sílaba tônica é a sílaba mais forte da palavra, ou seja, a que mais sobressai na hora de falar. Quando as palavras têm acento, fica muito mais fácil de observar.
Os nomes dos acentos gráficos da língua portuguesa são:
Quando a vogal a é escrita com acento grave (à) indica que ocorre crase, ou seja, que ocorre a contração de duas vogais idênticas. A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a.
Crase é a junção de duas vogais A Primeiro vamos tirar da cabeça que Crase é o acento gráfico. Isso mesmo, a crase não é acento. O que acontece é a união de duas vogais iguais (a+a), tanto na escrita quanto na fonética. O sinal gráfico que marca a crase (`) chama-se acento grave.
O acento agudo (´) é um sinal gráfico utilizado em todas as vogais da língua: a, e, i, o, u. Eles marcam a sílaba tônica (mais forte) de uma palavra e, portanto, são utilizados nas vogais abertas e semiabertas.
Graficamente representado por um traço oblíquo para a direita, o acento agudo [ ´ ] é colocado sobre as vogais, indicando que a sílaba é tônica e que a vogal deve ser pronunciada de forma aberta, como em: pé, máquina e revólver....Palavras com acento agudo
Alguém , Água , Árvore , Açúcar , Xícara , Chapéu, Café , Lápis , Avó , Vovó , Metáfora , Metonímea , Perceptível , Óleo , Culinária , Colégio , Matemática , Física , Último , Matemático , Aniversário , Ótimo , Único , Difícil , Fácil , Necessário , Católico , Código , Enciclopédia , Através , Está ,Ninguém , Página , ...
Palavras com acento circunflexo
Cinco dicas simples sobre o uso da crase:
A primeira se pronuncia \á\, e a segunda, \â\. Isso em Portugal. No Brasil, não existe distinção fonológica entre as duas palavras; as duas pronúncias são aceitáveis, mas \á\ é a mais geral.
A crase nada mais é do que a fusão da preposição “a” e do artigo “a” (ou dos pronomes demonstrativos “a”, “as”, “aquele(s)”, “aquela(s)”, “aquilo”). A junção dos dois “as” é graficamente representada pelo acento grave (à) — veja bem, a crase não é o nome do acento, mas sim do fenômeno.
Por exemplo, o artigo definido feminino “a” não pode ser usado em determinadas situações, o que, por exclusão, nos leva ao raciocínio de que o “a” da construção é apenas a preposição “a”. 12 Não ocorre crase em expressões em que usamos palavras repetidas: face a face, cara a cara.