O jogador com as peças de cor clara (Brancas) faz o primeiro lance, então os jogadores movem alternadamente, com o jogador com as peças escuras (Pretas) executando o próximo lance. Diz-se que um jogador 'tem a vez de jogar', quando a jogada do seu oponente tiver sido 'feita'.
O cavalo é a única peça do xadrez que pode pular outras peças. A Rainha, também conhecida como Dama, é a peça mais poderosa do xadrez, ela pode ir para frente ou para trás, para direita ou para a esquerda, ou na diagonal, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.
Peões: Só podem se mover uma casa ou duas casas para frente (durante a primeira jogada), e também podem matar na diagonal peças do time adversário. Torre: Se movimentam em linha reta ou para os lados, por todas as casas. Cavalo: Se movimenta em L. Bispo: Se movimenta somente na diagonal por todo o tabuleiro.
Cada jogador de xadrez usa 16 peças para jogar: 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 rainha, 1 rei e 8 peões. Cada peça possui uma posição inicial no tabuleiro. As torres são posicionadas nas extremidades do tabuleiro, na primeira linha.
Esse nome refere-se às quatro divisões dos exércitos da antiguidade – infantaria, cavalaria, carruagens e elefantes. O xadrez era então, claramente, um jogo de guerra. O uso da expressão sânscrita “quatro partes” também pode significar que em sua forma original o xadrez era jogado por quatro jogadores.
O Rei
No jogo, as torres representam as moradas do Rei e os limites do reino, por isso as torres são as peças da ponta. Esotericamente, representa a matéria que, sem a qual, o homem não vive. Os peões: a peça mais fraca do jogo.
O jogo simboliza a luta entre os gigantes Asura e os deuses Deva ou entre o rei Wu-yi e o céu, numa temática constante de luta pelo domínio total. Esse jogo de estratégia desenrola-se sobre um tabuleiro que simboliza o mundo com a luz e a sombra, ou o Yang e o Yin, simbolizados pelos quadrados pretos e brancos.
Torres e bispos do rei valem mais, os da rainha menos. O bispo é "3 mais uma pequena fração".
O rei
O rei pode capturar a rainha inimiga, desde que não a coloque em xeque de outra peça. há apenas um movimento que não pode ser executado em xeque (além de fazer um movimento que o mantém sob controle ou cria outro) e esse é um jogo de arremesso.
O Rei pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez, desde que o movimento não seja para uma casa ameaçada por uma peça adversária. O rei também pode capturar qualquer peça adversária, desde que a mesma não tenha outra peça defendendo-a. Um Rei nunca poderá dar xeque a outro Rei.
O Rei é a única peça que não pode ser capturada. Portanto quando ele está em Xeque, é obrigado a sair dessa posição de ataque.
O jogador precisa criar uma estratégia para colocar o rei adversário em xeque-mate, que é o objetivo final da partida. Para isso, movimenta suas peças no tabuleiro e captura peças adversárias para tentar criar vantagens, até conseguir encurralar o rei do oponente em um ataque do qual ele não possa se defender.
O xeque-mate mais rápido possível no xadrez As brancas devem primeiro avançar o peão-f uma ou duas casas. As pretas devem então avançar o peão-e para liberar a dama. As brancas devem então avançar o peão-g duas casas, permitindo que a dama venha para h4: xeque-mate!২৭ এপ্রিল, ২০১৭
Quando um rei estiver sob ataque e ameaçado de ser capturado por uma peça do seu adversário, o rei está “em cheque”. O rei deve sair do cheque imediatamente. Existem três modos possíveis de se sair do cheque.
Existem três formas de escapar de um xeque: - Capturar a peça atacante; - Interpor uma peça entre o Rei e a peça atacante; - Mover o Rei para uma casa que não esteja sob ataque.
Resposta. Resposta: As regras de etiqueta no xadrez indicam que ao ameaçar o Rei do adversário, o atacante pode quebrar o silêncio da partida e anunciar "Xeque!" e, no caso do Rei não poder escapar da captura, anunciar "Xeque-mate!". Esses gestos são considerados opcionais segundo as leis do jogo.
Rei e Torre contra o Rei Para a execução desse tipo de mate, é necessário bloquear o avanço do Rei adversário para o centro do tabuleiro, usando o Rei. Para então dar xeque-mate com a Torre.
O rei
Resposta. Resposta: O Rei pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez, desde que o movimento não seja para uma casa ameaçada por uma peça adversária. O rei também pode capturar qualquer peça adversária, desde que a mesma não tenha outra peça defendendo-a.
Não há regra sobre uma série de jogadas que se aplica somente quando um lado tem um rei. Portanto, a verdadeira resposta para sua pergunta é: não existe.
Movimentos especiais
No xadrez, a cada jogada, pode-se movimentar apenas uma peça, mas existe uma jogada em que isso é exceção: o roque. Roque é uma jogada realizada entre o rei e qualquer uma das duas torres, obrigatoriamente da mesma cor. Nessa jogada, o rei se desloca duas casas para o lado e a torre também faz isso.
En passant ("De passagem", em francês) é uma regra especial do xadrez que permite ao peão capturar um outro peão que acabou de passar por ele. ... As pretas acabaram de mover o seu peão para a frente em duas casas e parou ao lado do peão branco.
Resposta. A peça mais poderosa no jogo de xadrez é a DAMA. Ela é a peça com maior mobilidade: é a junção da torre e do bispo em uma peça só. ... Por exemplo, um peão na sua casa original vale 1 ponto, já o peão na 7ª fileira, prestes a ser promovido, pode valer tanto quanto uma dama.