Um indivíduo de sangue tipo A obviamente não produz anti-A, mas é capaz de produzir anti-B, uma vez que o aglutinogênio B lhe é estranho. Da mesma forma, um indivíduo B é capaz de produzir aglutininas anti-A. O indivíduo AB não produz nenhum dos dois tipos de anticorpos, pois ambos os antígenos lhe são familiares.
Os aglutinogênios são glicoproteínas presentes na superfície das hemácias, nos sangues tipo A e B. As aglutininas são os anticorpos (anti-A, anti-B)que vão reconhecer os aglutinogênios. Essas moléculas estão presentes no soro sanguíneo.
Grupo A: pode doar sangue para indivíduos dos tipos A ou AB, pois conforme visto por você eles possuem o antígeno A nas membranas das suas hemácias e produzem naturalmente grandes quantidades anticorpos anti-B, caso haja o estímulo apropriado.
Por exemplo, pessoas do grupo O apresentam naturalmente anticorpos contra os grupos sanguíneos A, B, AB. Se receberem sangue de um desses tipos, destruirão essas hemácias. Isso pode gerar uma série de distúrbios: queda brusca da pressão arterial, insuficiência renal, coagulação intravascular disseminada.
Indivíduos com sangue AB podem receber sangue de qualquer tipo, pois não apresentam aglutininas em seu plasma. Devido a esse motivo, são chamados de receptores universais. Esses indivíduos, no entanto, podem apenas doar para indivíduos com sangue AB, pois possuem aglutinogênios A e B em suas hemácias.