HDL tem como função a captação de colesterol excessivo, com isso, ele poderá retirar o colterol do sangue assim sendo chamados de bons. LDL causa Excesso e não faz o retiro assim os transferindo para os vasos sanguíneos e por justa a ação são chamados de ruins.
O colesterol ruim é o LDL e deve ser encontrado no sangue com valores abaixo dos indicados pelos cardiologistas, que podem ser 130, 100, 70 ou 50 mg/dl, o que é definido pelo médico de acordo com o nível de risco ao desenvolvimento de doenças cardíacas que a pessoa apresenta.
6 dicas para diminuir o colesterol ruim
Salgados, batatas fritas, pastéis, mesmo se forem fritos em óleos vegetais, favorecem o aumento nas taxas do colesterol ruim. A alta temperatura do processo de fritura faz com que o alimento passe por reações químicas, perdendo os benefícios. Prefira sempre alimentos assados, cozidos ou grelhados.
Pode-se comer ovos, porém, não mais do que 4 gemas por semana nos casos mais leves e não mais do que 2 gemas por semana nos casos de colesterol mais elevado ou alto risco cardiovascular. Nesta conta inclui-se alimentos que levam ovos, como bolos e massas. A clara não tem colesterol e pode ser consumida sem medo.
De modo geral, os melhores cortes de carnes para quem tem colesterol alto são: Frango: qualquer parte, desde que tenha a pele retirada; Porco: prefira cortes como lombo e pernil, que são menos gordurosos; Carne bovina: patinho, alcatra, filé mignon e lagarto possuem menor teor de gorduras.