Resposta: Reprodução por Cissiparidade ou Fissão Binária. Fissão binária é o nome dado ao processo de reprodução assexuada dos organismos unicelulares que consiste na divisão de uma célula em duas por mitose, cada uma com o mesmo genoma da “célula-mãe” (com o mesmo DNA ou material genético da "célula-mãe").
Significado de Bipartição substantivo feminino Divisão em duas partes.
A fissão binária resulta na reprodução de uma célula procariótica viva (ou organelos) dividindo a célula em duas partes, cada uma com o potencial de crescer até o tamanho do original.
A reprodução por fissão binária ocorre de forma assexuada, e é realizada por organismos unicelulares. Bactérias além de protozoários realizam esse tipo de reprodução, além das leveduras também.
Os organismos que se reproduzem por fissão binárina incluem:
A replicação ocorre quando um determinado organismo faz uma cópia de si mesmo, com as mesmas características genéticas, etc. Assim, no caso da fissão binária temos que um organismo dá origem a outro apenas se dividindo ao meio.
Pelo fato de que a divisão celular resulta na perda de cromossomos, principalmente na divisão mitocondrial, o que leva a necessidade da duplicação do DNA, uma vez que o DNA é semiconservativo.
A fissão binária bacteriana é o processo pelo qual as bactérias realizam a divisão celular. Conceitualmente, a fissão binária é semelhante à mitose que acontece em organismos multicelulares (como plantas e animais), mas sua finalidade é diferente.
Cnidários, fungos e vegetais apresentam essa forma de reprodução. Divisão binária, cissiparidade ou bipartição: temos um indivíduo dividindo-se em dois geneticamente idênticos.