O Brasil é um país subdesenvolvido industrializado. Isso significa que o país possui um sistema político-econômico vinculado ao capitalismo. ... O Brasil, apesar de ser um país industrializado e capitalista, não se apresenta no centro do capitalismo mundial, pois se enquadra como uma economia dependente e periférica.
Veja abaixo alguns países classificados pela ONU como subdesenvolvidos:
Um país desenvolvido é aquele que possui um alto nível de industrialização e renda per capita. Eles apresentam um alto IDH, nível de educação e qualidade de vida. Um país subdesenvolvido é aquele pouco industrializado e tem uma baixa renda per capita.
Na região da América, apenas Estados Unidos e Canadá (América Anglo-Saxônica) são desenvolvidos. Os subdesenvolvidos seriam alguns países da América Central, como Haiti, Honduras,Guatemala, Panamá e na América do Sul Paraguai, Bolívia, Venezuela.
São, por isso, também chamados de países em desenvolvimento, cujos exemplos englobam, entre outros, Brasil, China, México, Índia, Cingapura, Coreia do Sul, Argentina, Turquia, Indonésia e Taiwan.
Países emergentes são aqueles que apresentam alto potencial para desenvolvimento econômico, mas que ainda não são classificados como desenvolvidos. Os maiores exemplos da atualidade são os conhecidos como BRICS = Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
México, Brasil e Argentina são as nações latino-americanas mais ricas. Os três países são vistos como emergentes e o Produto Interno Bruto (PIB) dos três, correspondem a aproximadamente 75% do PIB de toda a América Latina.
Basicamente , o Mexico faz parte do grupo de países que tem tido evoluções satisfatórias em setores econômicos ( desenvolvimento interno e externo , desenvolvimento no setor produção) , sociais ( IDH ) , educação , e político . É isso .
Resposta. Resposta: São denominados assim pois são paises em desenvolvimento, crescendo. Para simbolizar, uma pessoa emergente é aquela que sai de uma situação financeira ruim e se torna uma pessoa rica.
Os países emergentes – também chamados de economias emergentes ou de países em desenvolvimento – são aqueles classificados como subdesenvolvidos e que, no entanto, apresentam um relativo desenvolvimento econômico e social em comparação com as nações mais pobres do planeta.
A África do Sul possui grandes reservas mundiais de cromo, vanádio, manganês, carvão, petróleo, ouro e diamante. ... Entre os principais produtos da África do Sul, temos: milho, trigo, açúcar, batata, tabaco e frutas (incluindo a uva, que sustenta uma indústria de vinho em crescimento).
A África do Sul é um dos poucos países do continente africano de economia diversificada. A economia do país é alicerçada no setor de serviços, indústria, agricultura e extrativismo. O setor de serviços está inserido, majoritariamente, na atividade do turismo. ...
Diamante
O Cacau e as preparações alimentares derivadas do cacau (5% das exportações), pedras preciosas (3%) seguidos de algodão, frutas comestíveis, borracha, plásticos, madeira e produtos de madeira, peixe e mariscos (cerca de 1% cada), constituem com os combustíveis, os principais produtos de exportação da Comunidade ...
PETRÓLEO E MINÉRIOS A África abriga quase 9% das reservas globais de petróleo e gás e exporta também minérios valiosos, como ouro e diamantes, estanho, cobalto, níquel e cromo. Porém, o baixo nível de industrialização e a dependência da exportação de commodities fragiliza a economia dos países.
Resposta. Exportam agrícolas, minérios e petróleo. Importam boa parte dos manufaturados consumidos, de roupa e aviões.
Na África, os principais produtos cultivados são: mandioca, milho, batata-doce, arroz e inhame.
Angola é rica em minerais, especialmente diamantes, petróleo e minério de ferro; possui também jazidas de cobre, manganês, fosfatos, sal, mica, chumbo, estanho, ouro, prata e platina. As minas de diamante estão localizadas perto de Dundo, na província da Lunda Norte.
Os principais artigos comercializados eram as Especiarias (ajudava a conservar os alimentos e deixar um gosto mais agradável) e artigos de luxo da época. A influência para os povos africanos foi que eles passaram a ser comercializados com maior intensidade, visto que eles eram considerados como mão-de-obra barata.