O Neolítico ou Idade da Pedra Polida foi a parte da pré-história entre 12 mil a.C. e 4 mil a.C. O período é considerado uma das fases mais importantes para o desenvolvimento da civilização. Foi marcado pelo fim da glaciação (grandes períodos de resfriamento da Terra) e criação da escrita pelos sumérios.
"Dolmen Poulnabrone", Portal Túmulo do Neolítico, Irlanda Esse período denomina-se Idade da Pedra Polida, uma vez que os instrumentos começam a ser produzidos através do polimento da pedra e do trabalho no fio de corte.
Tradicionalmente vem-se a dividir a Idade da Pedra em Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada), com um sistema econômico de caça-coleta e Neolítico (ou Idade da Pedra Polida), no qual se produz a revolução para o sistema econômico produtivo e sedentário: agricultura e pecuária.
Ele é o primeiro dos períodos, sendo comumente compreendido entre 2,7 milhões de anos até 10.
A pedra foi a principal matéria prima utilizada e, diferente do período neolítico (idade da pedra polida), o paleolítico representa a idade da pedra lascada, nome que indica a incipiência e simplicidade das técnicas utilizadas. Os instrumentos do paleolítico eram constituídos por pedras, madeiras, ossos e chifres.
Resposta. Resposta:Ficaram conhecidos como nômades. Os instrumentos eram bastante rudimentares e básicos. E eram feitos de pedras lascadas, de madeiras e ossos.
Muitos dos grupos que viviam no Paleolítico instalavam-se em cavernas para sobreviver, enquanto outros preferiam montar tendas com o uso de madeira, ossos e pele de animais. As cavernas, inclusive, foram locais de uma das principais representações dos indivíduos dessa fase, a arte rupestre.
Os homens pré-históricos não tinham casa para morar. Descobriram então que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos. Esses homens eram conhecidos como nômades, pois não tinham moradia fixa.
A imagem deles vivendo em cavernas decorre do fato de que as cavernas são onde a preponderância de artefatos foi encontrada nas culturas europeias da Idade da Pedra, era mais provável que as cavernas fossem locais de reuniões religiosas ou abrigos temporários, e não os locais de residência dos chamados "homens das ...
As pinturas rupestres no período Paleolítico eram associadas ao Xamanismo (forma de arte estreitamente ligada a religião). Assim, por exemplo, para eles, pintar na paredes das cavernas significava atrair bençãos na hora da caça.
Antigamente os seres humanos pintavam rochas pois era o material mais duradouro disponível para ser pintado. ... Desta forma, a arte é importante para o ser humano pois permite que ele expresse a sua forma de ver o mundo, expondo o seu ponto de vista e sentimentos.
Os Homens das cavernas desenhavam com as mão mas também aprenderam a construir outros utensílios como por exemplo pincéis. E se experimentássemos construir pincéis e pintar com pigmentos vindos da Natureza?
A maioria dessas pinturas, feitas com restos de carvão, pigmentos de plantas e terra colorida, combinadas ao sangue de animais, representavam animais selvagens, pessoas, geralmente em situação de caça, plantas e símbolos abstratos. Para tanto usavam pinceis feitos com pelos de animais e as próprias mãos.
Estes desenhos começaram a ser feitos pelos homens há cerca de 40.
Dentre as pinturas rupestres destacam-se as chamadas mãos em negativo e os desenhos e pinturas de animais. É desconhecido o motivo pelo qual os homens pré-históricos desenhavam nas paredes das cavernas. ... Para pintar, o homem produzia suas próprias tintas misturando terra com carvão, sangue e gorduras de animais.
Já nesse período os homens viviam em grutas e cavernas e, em suas paredes, desenhavam cenas de suas vidas, de rituais religiosos, além de plantas, sementes, animais, flechas, astros e… mãos! É isso mesmo, mãos. ... É a chamada Caverna das Mãos, com pinturas que foram feitas há 9.
Homo erectus
O primeiro registro da palavra Desenho com o sentido de projeto foi em 1548 na obra Diálogos em Roma do pintor e humanista português, Francisco de Holanda.
argila, gordura, clara de ovos de animais, carvão, terra das mais diversas tonalidades, sementes, e minerais moídos e aplicados com as mãos, plumas de aves, peles de animais, lascas de madeira, Os Pelos de animais serviam como pinceis e gordura animal ou, óleo vegetal era utilizado para fixar o pó colorido na pedra.
O Caulin é originário de argila branca, ao ser misturado com a Hematita, adquirindo cor cinza. O carvão era o único pigmento preto. Os materiais usados para unir os pigmentos e produzir tinta à prova de escorrimento eram sangue, látex vegetal, clara e gema de ovos.
Pensava-se que quem pintava as paredes de cavernas eram os homens. Mas pesquisadores descobriram a autoria feminina através das impressões das mãos. Arqueólogos sempre assumiram que eram os homens que faziam pinturas rupestres pré-históricas em cavernas.
As pinturas eram feitas a partir de diferentes materiais, como terra, argila, sangue de animais e pigmentos obtidos de plantas, minerais e carvão vegetal. As cores predominantes eram preto, vermelho, laranja, amarelo e marrom. Eram utilizados os dedos ou pincéis feitos com pelos de bichos.
Nesse período, as pinturas eram feitas nas rochas e sua principal característica era o naturalismo. ... As técnicas de produção eram simples e os materiais utilizados eram pedra, madeira, ossos, chifres e peles de animais. Nessa época, também foram produzidas esculturas, geralmente figuras femininas.
Arte rupestre é o nome da mais antiga representação artística da história do homem. O homem pré-histórico usava ossos de animais, cerâmicas e pedras como pincéis, além de fabricar suas próprias tinturas através de folhas de árvores, sangue de animais e excrementos humanos. ...
Os pigmentos utilizados são materiais facilmente encontrados na natureza, como argilas, minerais, carvão, ossos carbonizados e vegetais misturados aos aglutinantes para dar viscosidade e fixar o pigmento.