Isso ocorria porque a vacinação foi empreendida pelo governo de modo autoritário e violento, gerando insatisfação popular. Além disso, as pessoas naquela época eram receosas quanto à ação e eficácia da vacina, já que não tinham muitas informações sobre seus efeitos.
Na terceira pergunta é esperado que os alunos informem que os grupos sociais que mais sofreram com as reformas foram os mais pobres, que foram desabrigados e vacinados a força, sem compreender a necessidade da vacinação, conforme o trecho “A constituição de uma sociedade predominantemente urbanizada, e de forte teor ...
Revolta Da Vacina E A Reforma Urbana. O governo argumentava que, a vacinação era de inegável e imprescindível interesse para a saúde pública. ... Havia inúmeros focos endêmicos da varíola no Brasil, o maior número deles estava concentrado no Rio de Janeiro.
Revolta da Vacina
A população reagiu de forma violenta a iniciativa da vacinação obrigatória pois já estava profundamente insatisfeita com as medidas que o governo tomava na época, vendo o governo como autoritário.
A Revolta da Vacina foi um revolta popular que se iniciou no Rio de Janeiro, em 10 de novembro de 1904, sendo causada pela insatisfação popular em razão de uma campanha de vacinação obrigatória contra a varíola conduzida pelo sanitarista Oswaldo Cruz.
A Revolta da Chibata foi um motim organizado pelos soldados da Marinha brasileira de 22 a 27 de novembro de 1910. A revolta organizada pelos marinheiros ocorreu em embarcações da Marinha que estavam atracadas na Baía de Guanabara e foi motivada, principalmente, pela insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos.
A Revolta da Chibata foi uma agitação militar na Marinha do Brasil, ocorrida no Rio de Janeiro, de 22 a 27 de novembro de 1910. A luta contra os castigos físicos, baixos salários e as péssimas condições de trabalho são as principais causas da revolta.
Como mencionado anteriormente, a Revolta da Chibata foi um movimento que tinha como objetivo reivindicar o fim dos castigos corporais que os oficiais cometiam contra os marujos de suas embarcações.
Resposta certa: Principais características do movimento: Consistia em acabar de vez com os castigos em que eles eram submetidos e a exploração da rotina diária do trabalho dos escravos, que eram os negros foram libertos ou seja que se tornaram marinheiros.
A Revolta da Chibata iniciou-se no dia 22 de novembro de 1910, conforme mencionado, após a punição a um marujo de nome Marcelino. Os marujos rebelaram-se e tomaram o controle de quatro embarcações da Marinha brasileira: Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Deodoro.
Resposta. João Cândido, ao assumir, por indicação dos demais líderes, o comando geral de toda a esquadra revoltada, controla o motim, faz cessar as mortes, e envia radiogramas pleiteando a abolição dos castigos corporais na Marinha de Guerra brasileira.
Revolta da Chibata: foi um movimento ocorrido por lideres naval, ocorreu no Rio de janeiro. Onde ocorreu: Na cidade do Rio de Janeiro. ... Consequencias: Mais de duzentas pessoas foram mortas entre elas existiam aqueles feridos e amotinados, muitas pessoas foram expulsam depois da revolta aproximadamente 2 mil.
substantivo feminino Pancada com a chibata.
Os compartimentos do navio são tradicionalmente denominados a partir do principal: a "câmara". Este é o local que aloja o Comandante do navio ou oficial mais antigo presente a bordo, com autoridade sobre o navio, ou ainda, um visitante ilustre, quando tal honra lhe for concedida.
A chibata – símbolo da escravidão, abolida 22 anos antes – foi proibida e os revoltosos foram anistiados. Em 22 de novembro de 1910, um levante de marinheiros agitou o Rio de Janeiro. ... Aos gritos de “viva a liberdade”, os marinheiros negros comemoraram a vitória contra o racismo e a exploração.
Resposta. O líder da revolta, João Cândido (conhecido como o Almirante Negro), redigiu a carta reivindicando o fim dos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos que participaram da revolta.