Após uma noitada com os amigos, é certo que alguns dos sintomas da ressaca como dor de cabeça, fraqueza, cansaço, náusea e vômito vão aparecer. Se você procura algo para aliviar esse momento tão incômodo, não deixe de conhecer os chás para ressaca.
Outra dica é comer alimentos leves como torradas e bolachinhas de água e sal, que caem melhor no estômago e melhoram os níveis de açúcar no sangue, que poderão estar baixos.
Leia ainda: Como curar enjoo de ressaca? Confira dicas de especialistas para dias de exagero
A quantidade de álcool capaz de provocar a ressaca varia de pessoa para pessoa. Isso porque há, sim, organismos mais resistentes às bebidas (todo mundo conhece alguém que parece “imune” à cachaça, não é mesmo?). Segundo estudos, a explicação se deve a fatores genéticos e hereditários.
De acordo com um artigo publicado pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, o principal problema da ressaca é a desidratação que ela causa. Apenas uma pequena parte da bebida alcoólica é água, mas o organismo não entende dessa maneira, e aumenta a diurese. Além disso, o próprio álcool atrapalha a absorção da água pelo organismo.
Alguns remédios para combater a ressaca, como os antiácidos, os anti-inflamatórios ou os analgésicos, podem ser usados para aliviar os sintomas da ressaca, como dor de cabeça, azia, mal-estar geral, cansaço e enjoo, por exemplo.
O cardo de leite é um remédio natural que pode ser usado para ajudar a desintoxicar o fígado em casos de ressaca mais intensa. Ele atua decompondo as toxinas como o álcool, presentes no fígado, em compostos intermediários.
A ressaca acontece devido ao consumo de bebidas alcoólicas em excesso, que causa sintomas como enjoo, mal estar, sede excessiva, tontura e/ou dor de cabeça. Entenda melhor como acontece a ressaca.
Ao mesmo tempo em que pode causar fadiga, a ressaca também pode prejudicar o sono de algumas pessoas. É justamente por isso que o chá de camomila pode funcionar como um chá para ressaca.
No entanto, é importante não exagerar no consumo de café, já que o excesso favorece a desidratação e pode piorar os sintomas da ressaca. Assim, pode-se beber até 2 xícaras de café ao longo do dia.
Além disso dos remédios de farmácia, existem opções naturais para combater a ressaca, como o chá de casca de salgueiro, que tem ação ação anti-inflamatória e analgésica, que ajuda a combater os sintomas da ressaca, ou sucos de fruta natural, pois ajudam a hidratar o corpo e repor eletrólitos, vitaminas e minerais, ajudando na recuperação da ressaca.
A ressaca é causada pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool é transformado, no fígado, em ácido acético, e para isso tem que ser transformado primeiro em acetaldeído, uma substância mais tóxica que o álcool. Como o fígado leva muito tempo a fazer esta transformação, o álcool e o acetaldeído ficam circulando no organismo até serem transformados em ácido acético.
Uma boa dica para evitar a ressaca é não tomar mais que uma dose de bebida alcoólica a cada hora e sempre respeitar os próprios limites. Nunca beba demais para entrar em uma brincadeira ou até para impressionar os outros. A ressaca e os malefícios que o álcool pode causar no organismo não valem a pena.
Outro problema é que durante a decomposição do álcool no nosso organismo, é produzido uma substância tóxica chamada acetaldeído. Normalmente, essa substância é convertida em outra, o acetato, que não é tóxica, mas quando bebemos em excesso, o organismo não tem tempo de converter o acetaldeído em acetato, e acumulamos toxinas no corpo.
O dimenidrinato é o princípio ativo de diversos medicamentos para náusea e vômito como o Dramin. Essa substância atua bloqueando os impulsos nervosos no trato gastrointestinal, suprimindo náuseas e vômitos. Tais remédios devem ser usados apenas durante a ressaca e nunca devem ser tomados como medida preventiva antes de beber, por exemplo. Isso porque eles têm efeito sedativo que podem ser potencializados pelo consumo de álcool.
Muitas vezes esses remédios podem ser encontrados contendo associação de substâncias, como é o caso do Engov, que tem maleato de mepiramina, hidróxido de alumínio, ácido acetilsalicílico e cafeína, na sua composição, ou o Estomazil, que contém bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico, por exemplo.
Por isso, não exagere nas doses diárias (geralmente, são indicadas no máximo três xícaras ao dia) e sempre consulte um profissional de saúde antes de adquiri-los (especialmente no caso de grávidas, lactantes e idosos).
A água é o melhor remédio caseiro para a ressaca. É recomendado consumir bastante água e suco de frutas para evitar a desidratação causada pelo álcool. Além disso, especialistas indicam consumir água de coco e bebidas eletrolíticas esportivas como o Gatorade, Powerade, etc. que contêm sódio, potássio e minerais para repor os nutrientes perdidos durante a desidratação.
Feche o recipiente e deixe descansar por até 10 minutos, coe e beba. As folhas podem ser verdes ou secas e podem ser encontradas em supermercados ou lojas de produtos naturais.
Para obter os melhores resultados com os chás medicinais, é importante prepará-los corretamente e consumi-los na quantidade adequada. Geralmente, recomenda-se beber de duas a três xícaras de chá por dia. Além disso, é importante escolher ingredientes de qualidade e frescos para garantir a eficácia do chá.
Ao acessar e usar o site Poder dos Chás, você concorda em aceitar os termos e condições deste aviso legal. Lembre-se sempre de buscar orientação profissional e individualizada quando se trata de sua saúde.