EQST

Por Que A Exploraço Do Pau-Brasil Interessava Aos Portugueses?

Por que a exploração do Pau-Brasil interessava aos portugueses?

A árvore ganhou importância para os portugueses por conta da sua madeira, que poderia ser utilizada na construção de inúmeros objetos (como móveis e caixas), mas, principalmente, porque a resina da madeira era utilizada para produzir corante utilizado para tingir tecidos.

Por que os portugueses colonizaram o Brasil?

Em 1530, o rei de Portugal, dom João III, mandou ao Brasil a primeira expedição colonizadora, comandada por Martim Afonso de Sousa. A frota trazia quatrocentos homens. Dentre seus principais objetivos estavam expulsar os piratas franceses que rondavam a costa e explorar o território em busca de ouro e prata.

O que era colonizar a América para os portugueses?

A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras. ... Já os termos explorar, povoar remete-se à exploração e povoamento do novo território (América).

Porque os portugueses não colonizaram o Brasil imediatamente?

Isso porque as expedições exploradoras, que vieram a costa brasileira nesse período, não encontraram metais preciosos (sinônimo de riqueza na época = mercantilismo > metalismo) como encontrou a Espanha na América Central e Andina, causando desilusão nos portugueses.

Porque ainda cortam árvores de Pau-Brasil?

Devido à intensa exploração, a árvore entrou, em 2004, na lista oficial de espécies da flora ameaçadas de extinção. Hoje se encontra protegida por lei e não pode ser cortada das florestas.

Quais os presentes que os portugueses davam para os indígenas?

Quando os portugueses começam a explorar o pau-brasil das matas, começam a escravizar muitos indígenas ou a utilizar o escambo. Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho.

Qual a principal motivação dos portugueses invadirem e colonizar uma parte da América do Sul?

A Colonização da América por parte dos europeus sempre teve como um dos focos o desejo de encontrar metais preciosos. Motivados pelo ouro que encontraram desde os primeiros contatos com os povos das ilhas do Caribe, os espanhóis passaram a buscar incessantemente as fontes de tal metal.

Por que os europeus colonizaram a América?

Os europeus iniciaram, efetivamente, sua colonização da América depois da descoberta da rota marítima para a Índia no século XV. A Índia era a fonte da seda e das especiarias, produtos que tinham um grande valor comercial na Europa. Ao navegarem para oeste, os navegadores europeus encontraram a América.

Quais foram os primeiros produtos que atraem o interesse dos portugueses nas terras brasileiras?

Até 1530-50, o seu principal produto e riqueza foi o pau-brasil, a que sucedeu, com o incremento da colonização a partir dos anos 40 de Quinhentos, o açúcar, que destronou o da Madeira nos circuitos comerciais europeus e se revelou de grande valor para a economia da colónia e do País.

Qual era o interesse dos portugueses nas Indias?

A Índia continuava a ser o grande alvo das navegações marítimas portuguesas. Os interesses mercantil e religioso prevaleciam acima de qualquer outro. "A alternativa ao espaço índico, território das especiarias e pedras preciosas, é, para todo o nosso século XVI, o norte da África.

Por que os portugueses só se envolveram mais intensamente na colonização a partir de 1530?

A ocupação do Brasil iniciou-se apenas a partir de 1530, já que até então os portugueses, mais interessados nos lucros obtidos no comércio com as índias, limitaram-se a explorar o pau-brasil. A madeira foi a riqueza mais facilmente encontrada em nosso território.

Qual o resultado da exploração do Pau-Brasil para o meio ambiente?

Do ponto de vista ambiental, a exploração do pau-brasil realizada pelos portugueses foi extremamente danosa. Isso porque a intensidade com a qual se derrubava as árvores fez com que o pau-brasil se tornasse uma espécie escassa no litoral.

O que os portugueses estranharam no contato com os indígenas?

Os índios também não quiseram vinho e comida oferecidos pelos portugueses. ... Os portugueses estranharam muito o fato dos índios andarem nus, enquanto os indígenas também estranharam as vestimentas, barbas e as caravelas dos portugueses.

Como foram os primeiros contatos entre os portugueses e indígenas?

Como foi o primeiro contato dos portugueses com os índios? O primeiro contato entre portugueses e índios foi marcado pelo espanto diante do novo, do diferente. Inicialmente, não houve violência, mas sim um contato amistoso e movido por boa disposição.

Como se caracteriza a mão de obra durante a colonização da América portuguesa?

A escravidão colonial foi uma das marcas mais evidentes da colonização portuguesa no Brasil. Nativos e africanos foram sujeitos a regimes de trabalho forçado. ... O uso da mão de obra escrava, a princípio, começou com a exploração dos indígenas, no entanto, progressivamente, passou-se a utilização do africano.

Quanto à conquista da América por espanhóis e portugueses na passagem?

Quanto à conquista da América por espanhóis e portugueses, na passagem do século XV ao XVI, pode-se dizer que: ... e) no caso português foi precedida por conquistas no norte e no litoral da África, que resultaram em colônias portuguesas nesse continente, e no caso espanhol iniciou a constituição de seu império ultramarino.

O que os europeus queriam na América?

Os europeus trouxeram para a América plantas como a cana-de-açúcar e o café, descobrindo que elas se desenvolviam bem no novo continente. Alguns europeus formaram grandes fazendas e vendiam sua produção para a Europa.

O que os europeus colonizaram?

Os dois principais países da primeira onda do colonialismo europeu foram Espanha e Portugal, que foram responsáveis por colonizar a América do Sul e Caribe através do Tratado de Tordesilhas em 1494. ... Outros países, como França, Portugal e Países Baixos, também tiveram envolvimento da expansão europeia na Ásia.

Qual o motivo que os portugueses vieram para o Brasil?

Entre os primeiros portugueses a chegarem no Brasil, estavam os imigrantes mais abastados que aqui se fixaram principalmente em Pernambuco e na Bahia. Vieram para explorar a produção de açúcar, a atividade mais rentável da colônia nos séculos XVI e XVII. Estavam em busca de investimentos lucrativos.