Importância do orçamento de vendas Para começar, ela é a base de todo o processo orçamentário, pois, ao traçar a projeção de receita da empresa, está sendo indicado se será ou não possível cobrir todos os custos e, portanto, se o caixa registrará lucro.
O Ciclo orçamentário é o período em que se desenvolvem as atividades relacionadas ao orçamento, este ciclo se dá em quatro etapas: elaboração, votação e aprovação, execução, controle e avaliação.
A necessidade de estoques de produtos acabados para atender ao mercado com rapidez. Estoques de matérias-primas suficientes para equilibrar a demanda. Estabilização da fabricação. Em maior volume minimizam os custos de aquisição.
O método do orçamento de tendências auxilia no controle de receitas e gastos, auxiliando na mensuração dos resultados. Elaborar e implantar esta ferramenta requer a participação de todos os níveis hierárquicos da empresa.
Em um momentos conturbados, tanto política quanto economicamente, a projeção orçamentária tornou-se um recurso indispensável para um budget ajustado. ... Além disso, com o orçamento projetado é possível planejar as vendas, investimentos, volumes e custos, assim como projetar o fluxo de caixa da empresa de uma forma geral.
Na relação orçado x realizado, a parte do “orçado” refere-se a quando sua empresa planeja o futuro. De forma geral, é o momento em que ela projeta o quanto espera faturar e gastar no próximo ano, o fluxo de caixa, etc.
Diferentemente do estático, o Orçamento Flexível oferece uma margem de manobra nos orçamentos de custos, despesas e investimentos a partir dos volumes de produção ou vendas. Num cenário de aumento de vendas, por exemplo, é possível gastar proporcionalmente mais com comissões, impostos, matérias-primas…