A tinta nanquim ou tinta da China é um material corante preto originário da China. É preparada com negro-de-fumo (pó-de-sapato) coloidal e empregada em desenhos, aquarelas e na escrita. Desenvolvida pelos chineses há mais de 2 mil anos, é constituída de nanopartículas de carvão suspensas em uma solução aquosa.
Misture a água e o carvão com o pincel de cerdas duras. A formulação vai tornar-se progressivamente mais escura.. Mexa até que todos os pedaços se diluam e a mistura adquira uma textura lisa e uniforme.
Misture duas colheres de sopa de corante azul a quatro colheres de sopa de água para fazer uma tinta azul-escura. Misture bem e guarde em um vidro pequeno. Essa tinta terá um bonito tom de azul.
Passos
Feitas de penas de aves, principalmente gansos, elas apareceram no início da era Cristã. Foram muito usadas até o século XIX, gerando um rico comércio de penas em todo o mundo. Entre 1800 e 1830, a cidade de São Petersburgo, na Rússia, chegou a enviar mais de 27 milhões de penas por ano para a Inglaterra.
TUTORIAL: COMO FAZER UMA CANETA DE PENA
As canetas esferográficas, principal modelo usado atualmente, surgiram em 1937 por meio do húngaro Lásló Bíró, o qual se baseou em uma caneta que não borrava e cuja tinta não secava no depósito, como fazia a velha caneta-tinteiro. ... Dez anos mais tarde, as primeiras canetas "Bic" eram lançadas no mercado norte-americano.
Caneta-tinteiro ou caneta de tinta permanente é uma caneta que contém um reservatório recarregável de tinta. Nos primeiros anos do século XX ainda eram usadas as canetas simples de molhar no tinteiro e é desta época que carteiras escolares possuíam um orifício onde se colocava o tinteiro.
Tabela de Comparação das Melhores Tintas para Caneta-Tinteiro
Lewis Waterman
Loud em 30 de Outubro de 1888. Tratava-se de um produto destinado a marcar couros e não foi explorado comercialmente. Posteriormente, o jornalista húngaro e naturalizado argentino László Bíró inventou a primeira caneta esferográfica, na década de 1930.
Tipos de caneta vejas as opções!
A invenção Só que a tinta usada em jornal era muito espessa, por isso um novo sistema engenhoso precisou ser criado. A caneta esferográfica tem esse nome pois funciona devido a uma esfera, basta pegar uma aí e olhar bem de perto.
Significado de Esferográfica adjetivo, substantivo feminino Diz-se da, ou caneta em cuja ponta uma esfera gradua o fluxo da tinta.
É onde a mágica acontece. Feita de latão, aço ou carboneto de tungstênio, ela é acoplada com uma luva. Mas ali há espaço suficiente para que a bolinha gire livremente, em qualquer direção, distribuindo a tinta uniformemente no papel. Esse mesmo mecanismo é usado nos desodorantes do tipo roll-on.
O jeito certo de guarda-las é na horizontal, para que a tinta de nenhum lado vaze ou seque, dessa forma, ela se distribui igualmente entre as duas pontas. Caso um lado esteja com menos, armazene com a ponta para baixo para aproveitar melhor o restante da tinta.