Nutritiva e com um sabor superintenso e gostoso, a língua de boi é ainda pouco comum na mesa dos brasileiros. A lista abaixo traz receitas com essa delícia para você deixar o preconceito de lado e se jogar nessa carne tão gostosa! Tem desde opções com molho diferentes até versões de churrasco e à milanesa.
Modo de Preparo
Na hora de colocar na churrasqueira, espete 4 cubos de língua num espeto de 28 centímetros, leve para a churrasqueira por 10 minutos e sirva em seguida com mandioca cozida, feijão tropeiro e vinagrete.
Ingredientes
A primeira coisa que você deve fazer é lavar a língua em água corrente. Use uma escovinha ou esfregue metade de um limão por toda a carne. Dica: você também pode deixá-la de molho na água gelada com um pouco de limão e ir descartando a água. Depois dessa pré-limpeza, coloque-a em uma tábua e pegue uma faca afiada.
Limpe muito bem Pode ser 1 litro de água e 1 colher de água oxigenada ou 1 litro de água gelada e o suco de 1 limão. A quantidade de água pode variar, o importante é que o bucho fique submerso. Deixe por 1 ou 2 horas, sempre virando e verificando como a peça está.
Na panela de pressão, coloque as línguas, as 2 colheres (chá) de sal e as folhas de louro e cubra com água. Tampe, leve ao fogo e deixe cozinhar na pressão por 30 minutos. Libere a pressão e deixe amornar. Com uma faca afiada, retire as peles grossa e fina das línguas e descarte, juntamente com a água do cozimento.
Bastante apreciada em diversos países e cada vez mais popular no Brasil. É uma ótima opção para ensopados e cozidos, e é também utilizada na alimentação natural canina. A peça inteira tem de 1kg a 2kg. Na língua extra limpa é retirada a camada áspera que envolve a carne deixando pronta para o preparo.
O baço bovino Big Carnes, também conhecido como passarinha, é bastante nutritivo, tem sabor marcante e vai muito bem em pratos típicos nordestinos. É também muito utilizado na alimentação natural canina. A peça inteira tem de 1,5kg a 3kg.
O bofe bovino Big Carnes é também conhecido como pulmão de boi. Tem um alto teor de ferro. Muito utilizado para fazer pratos como xinxim de bofe ou mocofato.
O baço está localizado na parte superior esquerda da região abdominal, logo atrás do estômago e debaixo do diafragma, medindo cerca de 10 a 15 cm e sendo semelhante a um punho cerrado, que fica protegido pelas costelas.
ERRA QUEM ASSOCIA O TERMO a uma ave: esse é, na verdade, o nome popular para o baço bovino.
O baço é um dos órgãos do sistema linfático com função de defesa do organismo e atuante na circulação do sangue. Ele possui aproximadamente 13 cm de comprimento e até 200 g de peso.
A passarinha (pâncreas)está grudado no bucho. A rede de sebo que recobre o bucho e as tripas é retirada e servirá para fazer sabão e velas de sebo. A passarinha, quando não vai para a cachorrada, pode ser recheada com guisado e dar um prato saboroso, cozida em panela.
4 – Acém: é o maior e mais macio dos cortes dianteiros do boi. É uma carne relativamente magra, que requer bastante calor e umidade durante o cozimento e fica boa em ensopados, cozidos de panela e picadinhos.
A diferença entre as duas carnes é mínima, uma delas é que na carne da vaca encontra-se mais gordura, devido a produção de lactose em seu organismo. ... Ou não, tendo em vista que, a carne do boi é mais exportada, justamente por ser uma carne mais macia.
Mesmo na observação à vista, sendo mais evidentes as linhas de textura muscular na carne do boi, tanto antes como depois de cozinhada. Também o sabor parece mais intenso e afirmativo, enquanto na vaca é mais harmonioso, a textura mais macia e o corte de aspecto mais marmoreado.
Os ossos bovinos são aproveitados pelo tutano e como caldo. A carne de bois e vacas são praticamente equivalentes, com a exceção de que os bois têm um pouco menos de gordura e mais músculo, quando criados em condições iguais.
Quando for adquirir um animal, no momento da compra, a vantagem entre o valor de uma vaca para um boi é determinado pelo arroba. Segundo a Scot Consultoria, os machos engordam de 12 a 16 arrobas e as vacas de 10,5 a 14,4, em um mesmo período.
O fazendeiro decide o que a vaca vai comer baseando-se na idade e no peso dela, assim como na quantidade de leite que ela produz por dia. As vacas se alimentam de capim, de feno e de outros vegetais volumosos com concentrados, que são ricos em energia, proteínas, minerais e vitaminas.
o predador da vaca pode ser um animal (incluindo o ser humano ) quem tem mais poder q ela .