Pimenta. A pimenta não faz mal às plantas e funciona como um ótimo inseticida natural contra pragas. Para isso, bata no liquidificador cinco a dez pimentas com dois copos de água e deixe a mistura descansando durante uma noite.
Inseticida Forth Mata Cochonilha 500ml Pronto para Uso
Para controlar as formigas, basta colocar talco na base das plantas. “Qualquer talco, o perfume não faz mal”, adianta. E, para pulgões e cochonilhas, a jardineira tem uma receita de detox que é tiro e queda.
Em uma área pequena, com poucas plantas, a forma mais eficaz para eliminar pulgões é a catação manual. Basta passar uma escova de dentes, que pode ser usada na parte inferior das folhas mais novas, local preferido da praga.
Para combater esse tipo de praga de jardim, passe uma escovinha na planta com água e sabão de coco retirando as partes mais atacadas. Se a cochonilha estiver no substrato, submerja a planta em um vaso de água com umas gotinhas de detergente.
Nesse caso, a gente tem recomendado a calda de sabão, com detergente neutro mais óleo. Faz essa calda e joga um jato encharcando a base da planta para pegar e molhar bem o cólo da planta. O pulgão é controlado dessa forma e a formiga vai embora", explicou.
Uma das dicas é manter a planta bem equilibrada quanto à nutrição, adubação, irrigação, entre outros fatores importante para o desenvolvimento. O que devo usar para eliminar o ácaro do morango? Agrosomar: monitore o tempo na sua fazenda e controle pragas e doenças.
Controle: os principais inimigos naturais associados ao pulgão-verde do morangueiro são os parasitoides de ninfas Lysiphlebus testaceipes (Cresson) (Hymenoptera: Braconidae) e predadores como larva-lixeiro, joaninhas e larvas de sirfídeos, assim como o fungo entomopatogênico Beauveria bassiana.
O desenvolvimento da população da praga evolui conforme o crescimento das plantas, atingindo seu pico no florescimento. Controle: Pulverizações com inseticidas específicos, registrados para as culturas.
Nos jardins, os inseticidas piretróides, óleo de neem, calda de fumo e calda de sabão são auxiliares no controle. Dirija o jato inseticida para a face inferior das folhas e onde elas se inserem nos ramos, como bainhas e pecíolos.
Os ácaros fitófagos são pragas que atacam principalmente as folhas do morangueiro, provocando mosqueado ou clorose, bronzeamento, perda de vigor, redução na produção, desfolhamento, murchamento permanente, atrofiamento e até morte das plantas.
O ácaro rajado (Tetranychus urticae) é o principal alimento dos ácaros predadores (Phytoseiulus macropilis e Neoseiulus californicus). A criação pode ser feita em estufa (longe dos cultivos de interesse do produtor) ou em uma construção de alvenaria, de preferência distante de locais com grande fluxo de pessoas.
Os sintomas típicos de ataque desses ácaros nas folhas são áreas prateadas ou verde-claras devido a remoção do conteúdo celular, podendo atingir tons bronzeados, levando a queda das folhas. Sintoma típico do ataque de ácaros tetraniquídeos. Sintoma típico do ataque de ácaros tetraniquídeos.
Controle: Fazer uso de acaricidas específicos registrados para a cultura. Recomenda-se cuidados no uso de inseticidas piretróides, já que a utilização incorreta destes provoca a diminuição dos inimigos naturais do ácaro, levando a uma infestação elevada da praga.
O conceito oficial de praga é estabelecido pela FAO como sendo: "qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênicos, nocivos aos vegetais ou produtos vegetais".
Hortelã como repelente natural Ferva a hortelã na água, deixe esfriar, coe e pulverize sobre as plantas. O chá de hortelã é muito útil para as plantas em geral, protegendo-as. Fresca: deve ser acondicionada na geladeira em saco plástico, por alguns dias. Para congelar: retire e pique as folhas.
Junte 50 gramas de fumo, 50 gramas de pimenta picante e 1 litro de álcool. Deixe a mistura descansar por sete dias. Em seguida, adicione ao preparo 250 gramas de sabão neutro ou detergente em 10 litros de água.
Cebola: a cebola (Allium cepa) é útil contra lagartas em beterraba, brocas, pulgões e ferrugem. Pode ser plantada ao lado das plantas de interesse para afugentar brocas. Tomate: as folhas de tomate (Solanum lycopersicum) possuem ação repelente a pulgões, lagartas e vermes.
Do ponto de vista mais prático para o controle de lagartas, uma estratégia que apresentado bons resultados é o plantio de variedades ricas em silício ou a aplicação de fertilizantes à base desse nutriente na planta.
Use as cascas de laranja para afastar as formigas O aroma das cascas de laranja e limão espantam as formigas temporariamente. No entanto, elas devem ser trocadas todas as semanas, pois perdem a sua frescura e benefícios para combater pragas. As cascas podem ser espalhadas pelos cantos do seu jardim ou horta.
Controle Químico O uso de produtos químicos é o método mais eficaz para eliminar as formigas cortadeiras. Somente as colônias das saúvas muito jovens podem ser destruídas mecanicamente, por meio de escavação. Entre as quenquéns, porém, o desafio está na descoberta do local dos ninhos.
Técnicas para acabar com as formigas
Mata formiga: Faça um Pesticida Natural e Ecologicamente Correto
K-OthrineⓇ Gel Formigas