O nome indica: um teste de raciocínio lógico (também chamado de teste de lógica) avalia a habilidade do indivíduo de raciocinar de maneira lógica, ou seja, que faz sentido. E fazendo isso através do uso de argumentos, premissas, declarações e afirmações que definem se algo é verdadeiro ou falso naquele contexto.
Desse modo, os testes de raciocínio fluido buscam mensurar o constructo da inteligência fluida, quando um indivíduo é apresentado a situações nas quais nunca esteve antes e tarefas as quais nunca praticou e que não podem ser realizadas imediatamente, sem pensar.
Testar o raciocínio lógico é importante no RH porque através dele os avaliadores não se prendem apenas a análise curricular e a entrevista do candidato. Assim, eles conseguem ter uma ideia mais palpável sobre algumas habilidades dos candidatos que são muito importantes.
O teste. O teste avalia candidatos de processos seletivos, que chamamos de Indicador de Raciocínio Lógico e Quantitativo (IRLQ), baseado na avaliação de habilidades básicas de raciocínio para resolução de problemas.
O raciocínio lógico é uma habilidade que interfere diretamente no desempenho das atividades profissionais. ... Elas também podem melhorar o raciocínio inferencial – capacidade de tirar conclusões com base em situações presentes -, além de estimular a busca por hipóteses e a memória.