O chá das folhas de Congonha é indicado como anti-inflamatório, diurético e calmante. É uma planta nativa da América, muito popular na região sudeste brasileira. A palavra “Congõi” (Congonha) de etimologia Tupi quer dizer o que sustenta, o que alimenta.
Zedoária (Curcuma zedoaria) Indicada para combater a má digestão, úlcera, gastrite e halitose de origem digestiva. Combate placa bacteriana, trata gengivites e piorréia dentária. Usado como dentifrício para minimizar os processos inflamatórios da boca. Externamente usado como cicatrizante de escaras e úlceras.
Informações do produto. Zedoária 400mg. Tomar 2 cápsulas até 3 vezes ao dia.
Deve ser cultivada sob meia sombra ou luz difusa, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado frequentemente. Não tolera estiagem. Por perder as folhas no inverno, resiste à geadas.
Além disso, também pode ser utilizado como remédio caseiro. Cataplasma para hemorroida: fazer uma infusão de 3 g de açafrão para 1 xícara de água fervente....Ingredientes
– Ferva num fervedor a água. – Junte uma colher de chá de açafrão (pode ser moído, ralado ou em pó). – Deixe que macere por alguns minutos. – Posteriormente coe a bebida no recipiente.
Assim, o açafrão e o mel contribuem na eliminação das toxinas e previnem cálculos biliares. Esta dupla é um antibiótico natural que contribui para fortalecer o sistema imunológico, pois permite melhorar as defesas do sistema imunológico e também ajuda a prevenir ou a tratar doenças que enfraquecem a nossa imunidade.
6 benefícios do açafrão
O açafrão da terra, também conhecido como cúrcuma, é uma raiz comestível muito amarela e saborosa, e que ainda é considerada não convencional. ... O que é menos comum ainda é usar a folha do açafrão como tempero, são difíceis de serem encontradas. A parte boa é que é uma planta que dá pra ter em casa.
Açafrão combate o envelhecimento: pesquisas apontam que o consumo diário da especiaria pode evitar o envelhecimento precoce e até evitar depressão e Alzheimer.
O consumo desse extrato ainda inibe o crescimento de bactérias, parasitas e fungos, que provocam doenças. A cúrcuma evita o acúmulo de colesterol “ruim”, o que protege o coração e evita que você tenha um ataque cardíaco ou derrame. Além disso, a ciência descobriu que a curcumina reduz o risco de insuficiência cardíaca.
A cúrcuma (curcuma longa) é conhecida também como açafrão-da-terra, possui um rizoma subterrâneo e é da mesma família do gengibre. Já o açafrão é proveniente dos estigmas de flores da planta crocus sativus. São duas plantas distintas, mas com cores bastante parecidas e, propriedades medicinais semelhantes.
Chá de açafrão Açafrão diminui a pressão sanguínea, a segunda causa principal de doença renal. Visto ele melhora a função hepática, beber chá de açafrão é um excelente limpador renal. Cada um destes limpadores renais naturais também traz outros benefícios para a saúde.
O "verdadeiro" açafrão, tratado como iguaria, é outro, extraído do pistilo da flor da espécie Crocus sativus. Seus fios se parecem com linhas de costura da cor vermelha, cabem na palma da mão e exalam um cheiro parecido com o de tabaco frutado.
Trata-se do açafrão, o pistilo da flor Crocus sativus, que confere perfume, coloração e sabor especiais aos alimentos. Não se deve confundir este ingrediente com a cúrcuma, popularmente chamada de açafrão da terra no Brasil.
O açafrão vem dos fios vermelhos no centro da flor Crocus sativus. Os fiapinhos têm que ser retirados manualmente – e cada flor só produz três deles na vida. São chamados oficialmente de estigmas e fazem parte do sistema reprodutivo da planta.
Lembre-se de que o açafrão está pronto para a colheita quando as folhas e o caule começarem a ficar marrons e secos, cerca de sete a 10 meses após o plantio.
A produtividade da cultura da cúrcuma é influenciada significativamente pela época e densidade de plantio, sendo maximizada no plantio em 20 de novembro e espaçamento de 0,30m entre plantas na linha de plantio e 0,80m entrelinhas.