Frequentemente comprados juntos
SinopseComo vencer um debate sem precisar ter razão, em 38 estratagemas - dialética erística
O autor desvenda, em 38 "estratagemas", os processos de argumentação que podem levar um debatedor a conquistar a premissa do título: vencer a discussão mesmo que a razão esteja com o outro.
Conclusão: Para finalizar o debate, o moderador faz uma síntese dos argumentos apresentados pelos debatedores, destacando o motivo do debate e agradece a presença e participação de todos.
Um debate pode servir para esclarecer questões, como em oitivas em comissões parlamentares de inquérito, refutar teorias, verificar a validade de ideias, convencer, buscar a veracidade de um argumento, treinar etc. É um método de apresentar formalmente argumentos de uma forma disciplinada.
A aprendizagem da lógica não constitui um fim, mas, um meio. Ela só tem sentido enquanto meio para garantir que nosso pensamento chegue a conhecimentos verdadeiros. Podemos dizer que a lógica trata dos argumentos, ou seja, das conclusões a que chegamos por intermédio da apresentação de evidências que as sustentam.
A lógica é necessária para analisar as crenças de outras pessoas. ... O estudo das falácias lógicas (erros comuns no raciocínio) é importante para raciocinar criticamente através dos argumentos dos outros.