O farelo produzido dos grãos de soja é o mais utilizado na nutrição animal. É rico nos teores de proteína bruta, e juntamente ao alto valor proteico, detém um balanço de aminoácidos excelente, sendo considerado como o mais adequado suplemento proteico vegetal disponível.
Olá, Pode utilizá-lo em saladas, em pães caseiros ou até batido com leite (desnatado) mais alguma fruta.
Sim, há a possibilidade de utilização do farelo de arroz integral na alimentação de poedeiras. Porém, seu uso é como um substituto parcial do milho que vai na ração, pois trata-se de uma fonte energética. O farelo de soja, por sua vez, é uma fonte proteica.
Sua produção se dá através de um tratamento com vapor, a temperaturas que variam de 60ºC a 105ºC, e da extrusão e moagem do grão de soja.
O farelo de soja tem geralmente entre 42% a 50% de proteína bruta. Meça a quantidade de farelo de soja que você já havia calculado para ração do cavalo em uma base diária. É aceitável adicionar o farelo em cima do grão quando se alimentam.
1) A soja em grãos deve ser selecionada (tirando-se os grãos imperfeitos) lavada, escorrida, receber um choque térmico com bastante água fervente (jogue por cima, espere um minuto e escorra em seguida). Imediatamente após deve ser posta de molho em água gelada (deixar por 6 e 8 horas nesta água).
Farelo de Soja
Tampouco o teor de fibra do farelo de trigo é justificativa para utilizá-lo, pois a própria aveia, e todos os tipos de feno, são mais ricos em fibras. Ainda que o farelo de trigo contenha alguns nutrientes, não é rico o bastante nos mesmos para justificar que substitua outros concentrados.
Aqui na Fortsal você encontra a ração para cavalo ideal para nutrir os seus animais.
Caso o cavalo esteja muito abaixo do peso normal, procure uma ração extrusada, de alta caloria e rica em proteína. Misture 500~700 g de ração para cada 100 kg de peso do cavalo a uma porção de palha de igual volume. Ou ofereça a mesma quantidade de uma mistura de flocos de cevada e farelo de arroz umedecido.
O volumoso (capim ou feno) é a base da alimentação dos equinos e é responsável por fornecer a maior quantidade de nutrientes da dieta. A ração e o sal mineral irão complementar os nutrientes necessários diariamente, e por isso, quanto pior a qualidade do volumoso, maior a dependência de nutrientes da ração.
Óleos e gorduras: elas estão na composição das rações para cavalos e são importantes para os equinos, já que auxilia na digestão e é, também, fonte de energia. Minerais: preferencialmente cálcio, fósforo, magnésio, sódio, cloro, potássio, ferro, zinco e selênio são fundamentais para a saúde e equilíbrio dos animais.
O investimento em uma ração de qualidade é um dos principais cuidados com os animais de fazenda, pois é o que dá base para que eles cresçam e se fortaleçam. A escolha de uma ração para cavalo adequada às necessidades nutricionais dos seus equinos é essencial para garantir que eles cresçam com saúde e força.
Apresentadas abaixo estão sete das práticas mais importantes quando se trata de manter a boa saúde e força do seu cavalo.