Com uma economia essencialmente agrária, a Rússia tinha poucas indústrias; a maior parte dela pertencia a proprietários estrangeiros, principalmente franceses, ingleses, alemães e belgas.
Antes das Revoluções de 1917 a Rússia ainda era uma monarquia absolutista em pleno século XX, dotada de uma economia fortemente agrária, a maior parte da população vivia nos campos, a indústria era pouco desenvolvida e a Rússia se encontrava tão atrasada cientificamente e tecnicamente quanto culturalmente.
Resposta. A prioridade era a reconstrução econômica da URSS, dando prioridade à indústria pesada (máquinas, equipamentos, geração de energia, armamentos, comunicação) e a ampliação das áreas agrícolas.
Economia Planificada é um sistema econômico cuja produção é controlada pelo Estado, que define o planejamento e as metas da economia do país. Também chamada de Economia Centralizada ou Economia Centralmente Planejada, é o modelo proposto pelo Socialismo.
Paralelamente à grande depressão atravessada pelos países capitalistas, a União Soviética tinha metas de desenvolvimento de cinco anos, chamadas planos quinquenais, que visavam setores estratégicos da indústria, como produção de energia elétrica, máquinas pesadas e armamentos.
Os fatores que levaram ao fim da URSS são: Incapacidade de acompanhar os avanços sofridos pelo Ocidente, em se tratando de tecnologia, mas também de qualidade para a população em geral. Além disso, podemos citar reformas que foram completamente mal conduzidas e levaram à redução da qualidade de vida da população.
O fim do Socialismo no Leste Europeu foi causado pelo crescimento do capitalismo no mundo . ... Com o fim da guerra fria e a queda do Murro de Berlim , o socialismo começou a ruir. Os países do bloco socialista foram se tornando independentes e se libertando da união soviética.
O fim da União Soviética foi resultado da má administração do país por seus governos autoritários e corruptos. Ao final da década de 1970, a crise econômica que se instalou nela levou o país à crise política até a sua dissolução, com a renúncia de Gorbachev, em dezembro de 1991.
Principais Causas