O cadastro reserva é uma espécie de fila de espera para a nomeação dos candidatos aprovados em um concurso público. Eles serão chamados conforme a abertura de vagas no órgão ou instituição.
O que é a lei de Reserva de Vagas? A Lei nº garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos.
Concursos com vagas não definidas, ou seja, cadastro de reserva, não especifica a quantidade de vagas, é uma expectativa do órgão para posterior nomeação dos aprovados no concurso. É quando o órgão público está se precavendo para uma nova demanda de funcionários, por exemplo, preparando novas instalações.
A autodeclaração racial é um documento assinado pelo participante de um processo seletivo afirmando sua identidade étnico-racial. Segundo a Lei nº o instrumento é destinado a candidatos pretos, pardos e indígenas que queiram concorrer às vagas do Programa de Ações Afirmativas.
Segundo dicionário “Aulete Uol”, o termo “afrodescendente” tem o seguinte significado: 1. Bras. Que é descendente de negros africanos, ger.
“É preciso compreender que o conceito de afrodescendente, utilizado nesta declaração diz respeito às pessoas de ascendência africana que, no Brasil, se autodeclaram como pretas ou pardas, também denominadas de pessoas negras.
Milhões de negros africanos foram trazidos para a América ao longo de séculos de migrações forçadas, eram embarcados geralmente em Angola, Moçambique e Guiné e desembarcados no Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Segundo alguns autores, cerca de 10 milhões de escravos entraram na América no período de 1502 a 1870.
A literatura afro-brasileira assume, então, como principal característica a presença de um eu lírico que rejeita a identidade atribuída a ele pelo outro e o desafio em assumir a escrita de sua História. ... Deve-se sempre buscar entender qualquer evento a partir do seu processo histórico.
Entende-se por literatura negra a produção literária cujo sujeito da escrita é o próprio negro. É a partir da subjetividade de negras e negros, de suas vivências e de seu ponto de vista que se tecem as narrativas e poemas assim classificados.
O trabalho com a literatura de escritores negros ou afrodescendentes se constituiu numa ferramenta de desconstrução do racismo e discriminação de gênero e classe social. ... Outra atividade muito enriquecedora foi trabalhar com os alunos a filosofia do UBUNTU.
Em 1978, surgiu um grupo de escritores afro-brasileiros que passaram a lutar para que a literatura negra tivesse reconhecimento: é a voz do afrodescendente reivindicando seu lugar. Surge então uma literatura afro- brasileira, escrita por um autor afro-brasileiro e que almeja um público leitor afro-brasileiro.
Maria Firmina nasceu no dia 11 de março de 1822, na cidade de São Luís do Maranhão, filha de uma escrava alforriada e de um pai negro.
Os grupos negros em sua maioria são retratados nos livros didáticos como um problema social. Segundo a autora no decorrer da nossa história, o livro didático tem ajudado a construir uma imagem negativa da população negra.
Somente com o período de redemocratização vivido no pós-ditadura militar é que houve a conquista de leis voltadas para a inclusão da temática do negro nos livros didáticos. Uma das conquistas de maior relevância para os negros no contexto escolar foi a criação da Lei
Em respeito à Constituição brasileira e para contribuir efetivamente para a construção da ética necessária ao convívio social e à cidadania, o livro didático não poderá: veicular preconceitos de origem, cor, condição socioeconômica, etnia, gênero e qualquer outra forma de discriminação; fazer doutrinação religiosa, ...