O alecrim protege contra os maus espíritos e também serve para combater a ansiedade e os pesadelos. Se você tem problemas desse tipo, coloque um raminho de alecrim dentro da fronha do travesseiro.
A flor do alecrim está associada à coragem e fidelidade. De igual forma, significa bom ânimo, confiança e espiritualidade. As suas flores transmitem um sentido de bem-estar e por esse motivo estão muitas vezes presente em reuniões familiares.
“EU não preciso”, essa é a expressão utilizada por muitos líderes quando se trata de desenvolver gente.
Assim como diz a música, o alecrim nasce mesmo sem ser semeado. A planta é muito fácil de ser cultivada e pode nascer inesperadamente em qualquer lugar com boa quantidade de luz solar direta. Os povos antigos já sabiam como cultivar o alecrim, e nós, aqui nessa frenética vida moderna estamos redescobrindo.
35 dias
É muito fácil preparar o chá de alecrim. Para isso, misture uma colher de sopa de ramos de alecrim (folhas e hastes) em uma xícara de água fervente e deixe por dez minutos. Em seguida, filtre (se desejado) e o chá estará pronto para ser consumido.
O alecrim do campo é cientificamente denominado Baccharis dracunculifolia e o alecrim do jardim é Rosmarinus officinalis. O primeiro é denominado também como alecrim do mato, vassoura ou vassourinha; e, o segundo, como rosmarino, erva da recordação, erva mágica ou ainda erva das bruxas.
O Alecrim-do-campo (Baccharis dracunculifolia) é uma espécie arbustiva, ramificada e perene que pode chegar a três metros de altura. É nativo da América do Sul e foi considerada uma planta invasora de pastagens e erradicada de muitas regiões em função disto.
O CicloVivo separou dez dos muitos benefícios do alecrim, veja abaixo:
O chá de alecrim também ajuda a manter a diabetes sob controle, já que diminui a glicose e aumenta a insulina. O consumo desse chá não substitui o uso de medicamentos indicados pelo médico e a realização de uma alimentação adequada, devendo ser ingerido como complemento do tratamento médico e nutricional.
O alecrim-do-campo possui bioativos que podem ser importantes aliados no tratamento do diabetes, uma doença crônica e bastante comum que é caracterizada pela elevação da glicose no sangue. É o que revela uma pesquisa realizada na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
Como tomar alecrim do campo As diretas são: chá e extrato seco em pó. Não existem contraindicações específicas. No entanto, por conta das calorias e usual adição de açúcar, a recomendação é consumir até duas colheres de sopa do extrato ou duas xícaras do chá por dia.
Para o tratamento via oral de hemorroidas inflamadas, o consumo da tintura do alecrim, por dez dias, pode ser eficaz. A tintura diluída em água serve para bochechos contra mau hálito, aftas, estomatites e gengivites.
"Não há um horário melhor do que o outro para tomar chá. De dia, ele vai te ajudar a ter disposição para o dia inteiro; À tarde, temos o tradicional chá da tarde, que cai muito bem inclusive nos dias frios para relaxar, e de noite (não tão tarde!), pode ajudar a te acalmar e na digestão", explica a nutricionista.
Como usar o alecrim O alecrim pode ser ingerido nas formas in natura, como tempero, em pó ou ser passado na forma de óleo. De sabor pungente e aroma particular, combina com carnes suínas, peixes e frango, assim como em sopas, molhos à base de tomate ou para aromatizar o azeite de oliva.
O alecrim desidratado pode ser usado em diversas receitas entre elas molhos assados com diversos tipos de carnes e com cebola além de ser um excelente tempero para frangos assados pizza e sopas. Muitas pessoas utilizam o alecrim desidrato em escondidinhos hambúrgueres no arroz e no macarrão.
Fique atento ao consumo exagerado do chá de alecrim. Não é indicado consumir mais do que quatro xícaras ao dia, assim você evita problemas gastrointestinais e nefrite.
Chá de alecrim: a nossa última dica de chás para relaxar e auxiliar no sono é o que leva folhas de alecrim. Deve-se utilizar 10 gramas da folha para cada 200 ml de água quente, depois coar e consumir.
6 melhores chás para dormir e combater a insônia
Podemos citar a camomila, a lavanda, o hipérico (erva de São João), a valeriana, o maracujá, a alface, a erva cidreira, entre outros.
O hábito de tomar um chá antes de dormir é bastante comum e pode melhorar a qualidade do sono ao diminuir a ansiedade....Veja, a seguir, detalhes de algumas dessas bebidas.