EQST

Para Que Serve A Polpa Do Dente?

Para que serve a polpa do dente?

A polpa produz dentina durante toda a vida. Função Nutritiva: Durante a fase de desenvolvimento o importante papel da polpa é o de promover nutrientes e líqüido tecidual para os componentes orgânicos dos tecidos mineralizados circunjacentes.

O que é a polpa do dente?

A polpa é um tecido mole onde estão os nervos e os vasos sanguíneos. Fica no interior do dente e se estende da coroa até a ponta da raiz inserida na inervação da mandíbula e da maxila. Por estar localizada em uma parte mais profunda do dente, qualquer lesão na polpa causa extremo desconforto.

Como matar a polpa do dente?

Quando a cárie ultrapassou as camadas superficiais do dente e chegou à polpa, a única saída é fazer o canal, em que nervos são retirados e o conteúdo interno é substituído por um material inerte. Apesar de efetivo, esse tratamento torna o dente vulnerável a fraturas e até exige o uso de próteses no futuro.

O que pode afetar a polpa do dente?

Quedas, pancadas e traumatismos que afetam a polpa dental, como a mastigação incorreta, também podem provocar o surgimento de um quadro de pulpite, mesmo que esse quadro não implique em uma fratura no dente.

Como saber se a polpa do dente está morta?

Dente escuro e dolorido podem ser indicadores Normalmente, quando o nervo do dente fica morto, existe um escurecimento do dente que está sofrendo esse problema. “Mas esse elemento também pode ficar dolorido ao toque e até mesmo surgir uma fístula na gengiva na direção do dente”, explica Claudio.

Como fica o dente depois de fazer canal?

Depois do tratamento, o paciente também irá notar uma menor resistência do dente. “Quanto maior o desgaste interno de sua substância dura e sua mudança de geometria, menor será a resistência, sendo este elemento por definição um dente mais frágil que um dente saudável”, completa.

Quando o tratamento de canal dá errado?

“Um tratamento endodôntico mal conduzido implicará em dor, infecção persistente, e até mesmo outras consequências mais graves como lesões em torno da raiz, comprometimento da região e disseminação da infecção para tecidos, ossos e órgãos”.

O que acontece quando a cárie atinge a polpa?

Na maioria das vezes que a cárie atinge o nervo do dente (a polpa) a dor é intensa, espontânea, pulsante, se intensifica a noite ao deitar e dificilmente cessa com analgésicos e costuma durar 3 dias. As vezes pode acontecer a necrose do nervo pulpar e pode não exibir sintomas.

O que causa uma lesão no dente?

Segundo Márcio, a lesão reversível, a pulpite, pode ser causada por um trauma dentário, hipersensibilidade, cárie, problemas periodontais, assim como as lesões irreversíveis, que também podem ser causadas por esses agentes. Entretanto, a lesão infecciosa é aquela causada pela bactéria.

O que acontece quando a polpa do dente morre?

Dente morto é aquele que não tem vitalidade pulpar, que é vulgarmente chamado de nervo”, explica o odontologista. Ou seja, é o que ocorre quando o dente está com o "nervo morto". Essa situação pode decorrer de outros problemas bucais, mas não se desespere!

O que fazer com um dente necrosado?

Tratamento endodôntico pode resolver o problema O tratamento de canal é a melhor alternativa para cuidar do dente que sofreu alguma inflamação ou está necrosado. Isso porque, segundo Sofia, graças ao tratamento endodôntico é possível acessar o local da infecção, neutralizar e curar a lesão instalada.

É normal sentir sensibilidade depois de um canal?

Vale sempre destacar que dente sensível após tratamento de canal é comum, pois o procedimento é muito invasivo. A estrutura que o mesmo mexe são os nervos faciais. A polpa do dente que está doente é retirada e logo depois o espaço é preenchido.

O que fazer se a raíz do dente está inflamada?

Como este tecido não pode "inchar" como outras partes do corpo quando ficam inflamadas, ocorre a dor. O único tratamento é a remoção desta polpa e a obturação do canal radicular, ou seja, o preenchimento deste canal vazio com uma substância apropriada.