A tabela é composta dos seguintes elementos: Essenciais: título, cabeçalho e corpo (células, colunas e linhas). Complementar: rodapé (notas de tabela e fonte)....Disposição de notas e fontes no rodapé da tabela
Estatística Básica: Tipos de Variáveis
Uma variável originalmente quantitativa pode ser coletada de forma qualitativa. Por exemplo, a variável idade, medida em anos completos, é quantitativa (contínua); mas, se for informada apenas a faixa etária (0 a 5 anos, 6 a 10 anos, etc…), é qualitativa (ordinal).
As variáveis de pesquisa podem ser definidas como algo que varia, observável e quantificável — por exemplo: preconceito, aptidão física, força, resistência aeróbica, habilidade motora, sexo, idade, entre outros fatores.
- título: informa o conteúdo do corpo da tabela, maneira completa, concisa e indicando a natureza do fato estudado; - corpo: é o conjunto de linhas e colunas que contêm as séries verticais e horizontais de informação; - fonte: é o indicativo, no rodapé da tabela, da entidade responsável pela informação.
Neste tipo de tabela encontramos a união de dados qualitativos quanto de dados quantitativos. Por exemplo: nome, idade, sexo, número da turma, endereço, número de ventiladores em uma sala de aula, nome das professoras, etc.
Os dados inseridos em uma tabela podem ser de três tipos: Qualitativo: relacionado a características e atribuições; Quantitativo: relacionado a valores numéricos; Misto: envolve o qualitativo e o quantitativo.
Uma tabela é uma representação matricial, isto é, em linhas e colunas, tantas quantas a aplicação que se queira dar. Existem tabelas unidimensionais que têm apenas colunas ou apenas linhas. Mas o mais comum é encontrar-se tabelas bidimensionais.
O título da tabela deve ser breve, claro e explicativo. Deve ser colocado acima da tabela, no canto superior esquerdo, logo abaixo da palavra Tabela (com a inicial em maiúscula) e acompanhado do número que a designa (tabelas devem ser numeradas com números arábicos de forma sequencial dentro do texto como um todo).
Títulos de tabela repetidos são visíveis apenas no modo de exibição layout de impressão ou ao imprimir o documento.
Figuras
Traduzindo, o título deve ser centralizado na parte superior, composto pela palavra “tabela” seguida do número de ordem, um “―” travessão, finalizando com sua descrição. Caso a tabela tenha sido retirada de algum local, a fonte deve ser citada no canto inferior esquerdo.
Adaptações. Qualquer alteração ou adaptação feita a uma figura ou tabela deve igualmente ser indicada na referência, com a nota “Adaptado de”.
6. ILUSTRAÇÕES E FIGURAS:
A fonte deve ser sempre mencionada, inclusive quando a elaboração for do próprio autor. Veja um exemplo: Figura 1 - "The next projected sound of '67" trazia o primeiro single lançado pelo Pink Floyd. Fonte: Página do Pink Floyd no Facebook¹.
O formato padrão de colocar fonte em imagens retiradas da internet, seguindo as normas ABNT é o seguinte:
SOBRENOME, Nome com sobrenome (se houver). Título do livro. Número da Edição, volume (se houver). Cidade: Nome da editora, Ano do livro.
Para as tabelas e ilustrações originais, deve-se colocar na fonte expressões como “produção nossa” ou “produção própria” ou ainda “produzido pelos autores”. Acrescentam-se na fonte elementos como: origem dos dados com o ano da divulgação dos dados, site de onde foi retirada com o ano do acesso.