A ginástica laboral é uma das medidas adotadas pelas empresas para auxiliar no combate à má postura corporal e ao cansaço, que tem como principal causa os esforços excessivos ou repetitivos na rotina de trabalho.
A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.
Mas, além contribuir para o emagrecimento, a ginástica localizada, que contém exercícios aeróbicos, ajuda a melhorar o condicionamento do coração e dos pulmões. E com músculos mais fortes, o perigo de doenças cardiovasculares e respiratórias torna-se menor.
Alguns princípios são fundamentais para o planejamento de uma boa aula de Ginástica Localizada:
A ginástica localizada é uma forma de exercício que consiste em uma variedade de movimentos simples, muitas vezes rítmicos, geralmente feitos sem o uso de equipamentos. Eles são destinados a aumentar a força e a flexibilidade corporal com movimentos como flexões e saltos usando apenas do peso do corpo.
A ginástica localizada ou conhecida também como “local” é um conjunto de exercícios físicos simples e utilizando poucos equipamentos. ... Esses exercícios podem ser realizados em aula de ritmos ou em aula comum, mas também é possível trabalhar toda a musculatura corporal.
De um modo bem geral, podemos afirmar que um circuito simples é aquele em que há apenas uma única corrente elétrica, ou seja, a corrente elétrica sai do gerador e percorre somente um caminho até voltar a ele. Podemos ver na figura abaixo que há uma pilha, uma lâmpada e uma chave metálica, ligada por fios condutores.