Os peixes cartilaginosos, como o tubarão e a raia, vivem principalmente em água salgada. Mas algumas espécies de raia vivem em água doce. ... boca localizada ventralmente e intestino terminando em uma espécie de bolsa chamada cloaca - nela, convergem os dutos finais do sistema digestório, urinário e genital.
Resposta. Porque os peixes cartilaginosos possuem um esqueleto feito de cartilagem, a exemplo dos craniados sem mandíbulas, como as feiticeiras e lampreias. Os peixes ósseos já possuem um esqueleto constituído por ossos, um tipo de esqueleto que aparece posteriormente na evolução dos craniados.
O intestino apresenta válvula em espiral (para aumentar a área de absorção) e fígado, grande e muito rico em óleo o que confere grande flutuabilidade, chegando por vezes a compor 20% do peso do corpo. No entanto, em algumas espécies tal não é suficiente, pois se pararem de nadar afundam-se. O ânus abre para a cloaca.
Peixes cartilaginosos: vivem no ambiente marinho e possuem uma grande quantidade de ureia no sangue. Essa ureia faz com que a concentração de solutos no meio seja semelhante à concentração de solutos no interior do corpo. Como a concentração é isotônica, não há perda ou ganho de água.
Explicação: PEIXES CARTILAGINOSOS Principais novidades evolutivas Mandíbulas (captura mais alimentos e funciona como órgão de ataque e defesa). Esqueleto cartilaginoso presente nos peixes sem mandíbula. Escamas placoides (facilita o deslocamento da água). ...
Também são conhecidos como gobiesocídeos.
Chondrichthyes, ou peixes cartilaginosos são peixes com mandíbulas e com nadadeiras em séries, escamas, coração com suas câmaras em série e esqueletos feitos de cartilagem em vez de osso. A classe é dividida em duas subclasses: Elasmobranchii (tubarões, raias e patins) e Holocephali (quimeras).
Uma curiosidade interessante é que esse peixe é o único que não faz parte do subfilo dos vertebrados uma vez que não possui um esqueleto verdadeiro. A sustentação do seu corpo é feita pela corda dorsal e o seu crânio é incompleto, a proteção do cérebro é feita apenas por uma bainha fibrosa.
Apresentam como representantes os peixes pulmonados e os celacantos. Espécies desse grupo foram mais abundantes no Devoniano, hoje existem apenas poucas viventes. Acredita-se que esse grupo é ancestral dos vertebrados terrestres.
Os condrictes são peixes cartilaginosos e os osteictes são peixes ósseos. Os peixes cartilaginosos possuem esqueleto constituído totalmente por cartilagem, enquanto os peixes ósseos possuem esqueleto constituído basicamente por ossos.
Podemos classificar os peixes em dois grandes grupos bastante diferentes entre si: os condrictes (peixes cartilaginosos) e os osteíctes (peixes ósseos). ... Os peixes cartilaginosos possuem esqueleto constituído totalmente por cartilagem, enquanto os peixes ósseos possuem esqueleto constituído basicamente por ossos.
A sustentação do seu corpo é feita por cartilagem, porém cada grupo desta espécie possui características peculiares diferentes umas das outras.
A vesícula gasosa, também conhecida como bexiga natatória, é um órgão que auxilia os peixes ósseos a manterem-se a determinada profundidade através do controle da sua densidade relativamente à da água. ... Nos peixes pulmonados, como é o caso da piramboia, a bexiga funciona como pulmão, podendo ser bilobada.
a) Quando a bexiga natatória se enche de ar, o peixe fica menos denso do que a água e sobe à superfície.