Grota do Angico, Sergipe, Brasil
40 anos (1898–1938)
27 anos (1911–1938)
Os Cangaceiros na Umbanda são um grupo de trabalho que trazem o arquétipo do povo cangaceiro do nordeste do Brasil. Existiram vários grupos de Cangaceiros no Brasil, o cangaço surgiu devido a revolta do povo pelo governo (após 1900), devido a miséria, desleixo e o controle na mão de grandes latifúndios. ...
A origem do nome Maria Bonita é Hebraico. Significa senhora - Mulher, que tem autoridade sobre certas pessoas ou coisas. / Dona. / Dona da casa. / Possuidora. / Título de cortesia, dado a mulheres. / Nação ou qualquer entidade, que influe sobre outra ou a domina. / A Virgem Maria - soberana, pura e vidente.
Outra característica muitas vezes destacada na vida das mulheres do cangaço é a maior autonomia adquirida. Elas eram não apenas companheiras, mas também co participes, ativas nas atividades do bando. Maria Bonita, por exemplo, acolhia e orientava as recém chegadas no bando, ensinando sobre a vida no cangaço.
Como, os cangaceiros eram homens que andavam armados e em bandos pelo sertão nordestino nas primeiras décadas do século XX. Tinham suas próprias regras de conduta e suas próprias leis. Vagavam de um local para o outro (não possuíam residência fixa), vivendo de saques e doações.
Esse movimento está diretamente relacionado à disputa da terra, coronelismo, vingança, revolta à situação de miséria no Nordeste e descaso do poder público. Os cangaceiros aterrorizavam as cidades, realizando roubos, extorquindo dinheiro da população, sequestrando figuras importantes, além de saquear fazendas.
O cangaço desenvolveu-se no Nordeste Brasileiro na primeira metade do século XX, principalmente nas décadas de 1920 e 1930. O cangaço foi um movimento caracterizado como banditismo social que vigorou entre as últimas décadas do século XIX e a primeira metade do século XX pelas áreas do sertão nordestino brasileiro.
Resposta: Para vingar a morte do pai, entre outros motivos, Lampião entra para o cangaço, por voltade 1920, ele e mais dois irmãos resolveram entrar para o bando do cangaceiro Sinhô Pereira, cujos integrantes variavam entre 30 e 100 membros, e passou a atacar fazendas epequenas cidades em cinco estados do Brasil.
Para vingar a morte do pai, entre outros motivos, Lampião entra para o cangaço, por volta de 1920. A princípio segue o bando de Sinhô Pereira. Mostrando-se hábil nas estratégias de luta, assume a chefia do bando em 1922, quando Sinhô Pereira deixa a vida do cangaço.
Lampião e Maria Bonita foram mortos em 1938; cangaço acabou em 1940. O cangaço foi um movimento social que durou cerca de 40 anos e percorreu sete estados nordestinos.