A glândula uropigiana ou uropígea é um órgão localizado sobre o uropígio das aves (região da cauda) que secreta uma substância oleosa utilizada como impermeabilizante para as penas, lubrificante para o bico, de modo que não fique quebradiço, e auxilia também na termorregulação .
O bicho realmente tem uma artimanha especial: suas penas são cobertas por uma camada de óleo que as torna impermeáveis. Essa secreção oleosa é uma cera produzida pela glândula uropígea, localizada embaixo da cauda. Com seu bico, a ave retira o óleo e o espalha pelo corpo.
as aves aquaticas como os patos costumam passar frequentemente o bico entre as penas com isso elas espalha nas penas uma substancia oleosa que e produzida por glandulas na regiao da cuada. explique qual ea importancia desse comportamento para as aves aquaticas.
Anseriformes – ( palmípedes = pés com palmouras ) patos, cisnes, gansos, marrecos. Ciconiformes – garças, socós, jaburus, colhereiros, cegonhas. Gruiformes – ( pernaltas ) siriemas, frango d'água, jacamins, saracuras. Falconiformes – ( aves de rapina ) águia, gavião, falcão, urubu.
Classificação das aves
A capacidade de voar que as aves apresentam, podem ser divididas em carinatas e ratitas. As carinatas são aves que apresentam uma quilha no osso esterno, chamada carena. Possuem músculos peitorais desenvolvidos que são responsáveis pelo batimento das asas.
O coletivo de pássaros pode ser: Revoada; Bando.
ListaEditar