Nas contas do grupo de receitas são registrados todos os valores recebidos pela empresa. Eles podem ser provenientes da operação direta, como venda de produtos ou serviços, de receitas não operacionais, como juros recebidos, e, até mesmo, da venda de um ativo que não é mais utilizado.
De modo geral, a receita líquida é a quantidade de dinheiro gerada pela empresa ao realizar suas atividades. Ou seja, se trata do resultado financeiro da empresa após a dedução de impostos, devoluções e descontos concedidos.
Como calcular a Receita Líquida? A receita líquida é calculada mediante a subtração da Receita Bruta por algumas deduções como, cancelamentos, despesas ou impostos nas vendas. Como observa-se na seguinte equação: Receita Líquida = Receita Bruta – Deduções.
Como vimos, a receita líquida é o total comercializado pela empresa (receita bruta) depois das deduções de impostos, descontos, abatimentos e devoluções. Dessa forma, imagine a seguinte situação: Em 2019, a empresa “X” teve receita bruta de R$ 1.
As Deduções sobre Vendas são valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa. Geralmente são percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução / 100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada.
Como calcular o LAIR?
Portanto, para descobrir o lucro líquido deve-se subtrair a receita total da empresa, pelos custos totais, que são os custos fixos e variáveis obtidos pela organização, mediante a seguinte fórmula: Lucro Líquido = Receita total – Custos totais.
Investir e reservar antes de retirar o lucro A reserva, ou seja, o dinheiro que você deve deixar guardado na conta da empresa em alguma aplicação segura, como CDI ou CDB, deve ser suficiente para cobrir pelo menos 3 meses de despesas da empresa, incluindo os salários dos sócios.
Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:
Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros.
Os principais indicadores são:
Entenda o que é balanço patrimonial 3, o balanço patrimonial é constituído pelo ativo, pelo passivo e pelo patrimônio líquido. O termo “balanço” origina-se do equilíbrio (ativo = passivo + PL) ou (aplicações = origens) ou ainda (bens + direitos = obrigações).
Utilidades do Balanço Patrimonial Visualmente demonstrar a posição patrimonial da empresa em um determinado período; Destacar as principais fontes de recursos e dívidas da empresa; Dar lastro ao pagamento de dividendos aos sócios da empresa; Permitir o planejamento tributário.
É importante mencionar que o balanço deve apresentar um resultado de patrimônio líquido....São eles:
No Balanço Patrimonial, os elementos do patrimônio serão agrupados de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa, portanto as contas do Ativo devem ser apresentadas na ordem decrescente de liquidez, ou seja, conforme a capacidade do Ativo de ser convertido em moeda corrente; assim um ...