Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Como o nome diz, seus valores variam de elemento para elemento. As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos.
Estatística Básica: Tipos de Variáveis
Por exemplo, a cor dos olhos do aluno referido anteriormente, é uma variável qualitativa. Se só assumir duas categorias, diz-se binária. É o caso da variável sexo, que assume as categorias Feminino e Masculino. Algumas variáveis qualitativas apresentam uma ordem subjacente – são designadas por qualitativas ordinais.
As variáveis dummy são variáveis categóricas, mas são variáveis especiais. Elas são especiais porque são variáveis binárias. Basicamente, elas vão dizer se um indivíduo pertence a um grupo ou se ele não pertence.
Os dados quantitativos contínuos assumem valores em um intervalo contínuo de números. Em geral, este tipo de dado é proveniente de medições de uma característica da qualidade de uma peça ou produto. Os possíveis valores incluem "todos" os números do intervalo de variação da característica medida.
Dados discretos assumem valores específicos, enquanto dados contínuos não são restritos a valores separados. Os dados discretos são distintos e não há uma área cinza no meio, enquanto os dados contínuos ocupam qualquer valor acima de um valor contínuo. Dados discretos Eles podem assumir valores específicos.
Quando se trabalha com variáveis quantitativas contínuas, torna-se necessário tomar certos cuidados, pois, muitas vezes, o pesquisador precisa definir com quantas casas decimais ele irá trabalhar, uma vez que este tipo de variável pode assumir qualquer valor numérico.
Um dos gráficos mais importantes para exibir distribuição de frequência de variáveis quantitativas é o histograma. Este gráfico pode ser pensado como uma representação gráfica da tabela de frequência com intervalos nas classes, em que as barras mostram o quão grande é a frequência nos intervalos.