A unha encravada, ou onicocriptose, é uma inflamação causada pelo crescimento de parte da unha em direção à pele, provocando lesão da mesma. Costuma surgir no primeiro dedo, o conhecido dedão do pé.
Nível 1: Possui somente o tecido fibroso e não tem o granuloma. Há somente dor no local. Nível 2: Possui os dois, tanto o tecido fibroso, quanto o granuloma. O paciente possui dor e o local fica com inchaço e vermelhidão na borda da unha.
Essa carne esponjosa chama-se na verdade granuloma piogênico e não consegue ser retirado apenas com ouso do Nebacetin. O ideal é que você passe por consulta com dermatologista para que realize uma pequena cirurgia para retirada, um procedimento simples, com anestesia local e rápido.
Para fazer este tipo de tratamento deve-se tapar a verruga com uma fita adesiva durante 6 dias e depois retirar e mergulhar a verruga em água por alguns minutos. Por fim, deve-se passar uma pedra pomes ou uma lixa de unha para retirar a pele que já está morta.
Onicogrifose é uma distrofia ungueal também chamada de "unhas de chifres de carneiro" (do inglês Ram's horn nails)ou "unhas em garra". Ocorre pelo espessamento, aumento no comprimento e curvatura da lâmina ungueal.
Onicogrifose pode ser causada por vários fatores, incluindo a má irrigação sangüínea, infecção, lesões, diabetes, a insuficiente ingestão de nutrientes e a malformação congênita (de nascença) da matriz ungueal: os traumatismos repetidos na unha por pressão de calçados inadequados; a paroniquia crônica ou micose das ...
causa das unhas ficarem grossas deve-se à danificação de uma parte chamada matriz ungueal. Quando a matriz ungueal é danificada, leva ao crescimento desproporcionado da unha. Este comportamento é um mecanismo natural para evitar futuras lesões.
onicosquizia: separação em camadas ou descamação da borda livre da lâmina ungueal; onicólise: é o descolamento da lâmina ungueal do leito distal; onicomadese: é o descolamento da porção proximal da lâmina ungueal.
Onicoatrofia: perda da configuração original da lâmina ungueal, bem como, interrupção do seu crescimento, devido à onicomicoses não curadas, paroníquia, infecções bacterianas e viróticas.
A Dra. Gabbi explica que, se houver prejuízo à fábrica da unha, ela pode nunca mais crescer. Mas, em casos mais simples, as unhas das mãos levam cerca de 40 dias para "despontar" e 3 meses para crescer completamente.