De fato, em sua origem histórico-social o termo designa um tipo específico de religioso que se definiu como fundamentalista numa designação positiva do termo: aquele que se enxerga como “fiel” aos fundamentos de sua religiosidade, isto é, ortodoxo.
O fundamentalista acredita nos seus dogmas como verdade absoluta, indiscutível, não colocando de parte, contudo, a premissa do diálogo. Fundamentalismo "é um movimento que objectiva voltar ao que são considerados princípios fundamentais, ou vigentes na fundação do determinado grupo".
A análise fundamentalista é um método de estudo, avaliação e comparação de ativos, empresas e até mesmo para o cenário econômico geral. Através de indicadores, conceitos e fundamentos específicos, o investidor poderá identificar oportunidades e tomar decisões melhor informadas.
Assim , a análise fundamentalista tem como base o uso de dados econômicos, indicadores do mercado financeiro, balanços e resultado das empresas, além de métodos próprios a fim de identificar perspectivas e oportunidades de mercado. Se você tem interesse em saber mais sobre essa metodologia está no lugar certo.
Quais são os principais indicadores fundamentalistas?