A truta salmonada, também conhecida como truta salmão, possui algumas pintas avermelhadas, ao contrário do salmão. A coloração da carne do peixe também ajuda na diferenciação. Enquanto a truta salmonada possui uma tonalidade mais intensa, o salmão apresenta um tom mais suave.
Como escolher um bom salmão para fazer sushi
Uma técnica para saber se o peixe está cozido, é espetar um garfo na parte mais alta do salmão, na qual deve entrar facilmente, sem resistência. Assim que tirar a assadeira do forno, passe o salmão para uma travessa para que o cozimento seja interrompido, pois como a assadeira está quente ele continuará cozinhando.
Como comprar salmão fresco, mesmo já filetado?
A pele deve estar brilhante e inteira, sem manchas, furos e cortes. Além disso, as guelras devem ter uma cor viva, avermelhada e não devem apresentar nenhum muco (líquido pastoso); As escamas precisam estar firmes, resistentes e brilhantes.
Para descongelar um salmão inteiro, deixe-o na geladeira por 24 horas. Depois, verifique a cavidade interna do peixe para ver se há pedacinhos de gelo. Envolva-o com plástico-filme e coloque-o na água fria por cerca de uma hora para finalizar o processo se for necessário.
Mergulhe o pacote congelado em água gelada e deixe o produto elevar a temperatura durante as horas que você tem. Se o peixe não estiver envolvido por algo, é melhor colocá-lo em um saquinho plástico. Em torno de uma hora o produto deve ficar pronto para o cozimento, dependendo do tamanho e espessura.
Deve ser firme e brilhante. Os olhos do peixe devem ser salientes. A a córnea precisa ser transparente e a pupila negra e brilhante. Elas devem ser brilhante e com as escamas bem agarradas.
Não pode ter escamas soltas – As escamas dos peixes frescos estão sempre bem firmes e resistentes, o que indicam que a pesca foi recente. Devem também estar translúcidas, ou parcialmente transparentes, e brilhantes. Não pode ter olhos opacos – Os olhos do peixe fresco ocupam toda a cavidade, são brilhantes e salientes.
Atenção com as características do peixe
As marcas aprovadas foram: Copacol, Argenpesca, Linares Pescados, Eat Fish, Pescados Bom Peixe, Bacalanor Pescados, Buona Pesca, Zippy Alimentos, Iglu e Barramar.
7 tipos de peixes saborosos que devemos provar
três meses
A aparência externa do gelo pode dizer muito sobre a qualidade do peixe. Se a superfície do gelo apresentar sinais de derretimentos e rachaduras, é porque ele foi congelado e descongelado várias vezes. Uma camada amarelada indica que o peixe não é fresco.
Se o cheiro do peixe cru estiver muito intenso, com uma coloração marrom ou amarelada e os olhos do peixe não estiverem brilhantes, o peixe não deve ser consumido. O peixe cru deve ser mantido no freezer ou congelador e o peixe cozido pode ser mantido na geladeira mas consumido em no máximo 3 dias.
-Como congelar peixe fresco em filés ou postas: Embale individualmente ou no máximo dois em cada pacote, os pacotes que eu digo são sacos plásticos, mas faça sempre em camadas duplas. Tire bem o ar e não esqueça de colocar uma etiqueta para não confundir qual peixe que é, e também a data que congelou.
Se for congelar o peixe não deve ser temperado e dura três meses no congelador. Se não for congelado, o peixe dura apenas um dia na geladeira.
Os peixes podem ser armazenados no congelador, mas antes devem ser limpos, eliminando-se as vísceras e as escamas e, em seguida, muito bem lavados. O peixe deve ser embrulhado em filme plástico ou sacos plásticos próprios para alimentos. No caso de filés, é mais adequado separá-los um a um.
Modo de Preparo
Descongele o peixe na água fria. Se você estiver na correria do dia a dia, sem tempo para manter o peixe na geladeira da noite pro dia, escolha o método da água fria. Basta colocá-lo em um saco hermético (ou em alguma embalagem bem lacrada) e deixá-lo imerso num recipiente com água fria por aproximadamente 2 horas.
Quando congelado da maneira certa, o peixe retém um sabor e uma textura de alta qualidade e é considerado tão bom quanto o peixe fresco por muitos chefs de cozinha. Você pode até mesmo cozinhar o peixe sem descongelá-lo, embora algumas técnicas sejam recomendadas para grelhar e selar.
Descongele o peixe, já que a tilápia é amplamente vendida nos supermercados congelada, e polvilhe sal e coentro a gosto. Depois, passe o peixe na farinha de trigo e tire o excesso. Esquente o óleo e frite os peixes na frigideira. Fácil e sem segredo, seu peixinho fica pronto rapidamente.
A princípio, sim. Mas pode muito bem ser o congelado. O importante é que ele seja apenas peixe, sem tempero, sem estar empanado. Vira almoço, petisco e jantar – vale hambúrguer frito, bolinho salteado, almôndega ou isca assada, filé grelhado, posta no papillote e até pastinha no sanduíche.
Se o empanado estiver congelado o óleo deve estar muito quente. Ao ponto de jogar um fósforo dentro e ele acender. Se ele estiver em temperatura ambiente deve ser frito em um óleo quente, mas não fervendo, para que fique dourado por fora e cru por dentro.