Trazer para o exterior; tornar manifesto e público; externalizar. Revelar sensações, sentimentos ou pontos de vista: ele externava as frustrações; o paciente não se externou para o terapeuta. Etimologia (origem da palavra externar).
Interno é o que está no interior, ou seja, é o que está dentro. Externo é o que está no exterior, ou seja, o que está do lado de fora.
1. [ Anatomia ] Osso ímpar situado na parte anterior do peito, no qual se articulam as costelas e as clavículas.
Significado de Interno adjetivo Que está dentro: doença interna. substantivo masculino Aluno que mora no colégio onde estuda. [Brasil] Indivíduo internado em estabelecimento de recuperação; detento, presidiário.
Em um segundo caso, a empresa pode estar enfrentando alguma situação que a obriga a ter funcionários trabalhando de forma externa. Em ambos os exemplos, as atividades são consideradas externas, já que são realizadas fora da sede e não são acompanhadas presencialmente pelos gestores designados.
Entende-se por atividades internas todas aquelas que tem de ser realizadas com a máquina parada. Já as atividades externas são aquelas que podem ser realizadas longe da máquina ou com ela em funcionamento. Alguns exemplos de atividades internas são troca de molde da máquina e limpeza entre uma produção e outra.
A legislação brasileira estabelece que o trabalho externo é a prestação de serviço realizada fora das dependências da empresa, devido à própria natureza do trabalho. É o caso de instaladores de antena, eletricistas, leitores de relógio de energia, vendedores externos, motoristas profissionais, entre outros.
Tradicionalmente, os proprietários de empresas confiam em uma das três maneiras de controlar as horas de funcionários externos e internos:
O relógio de ponto cartográfico é o método mais famoso de controlar entrada e saída de funcionários, porque tem um bom custo-benefício, é fácil de usar e é eficiente. Ele utiliza uma máquina de ponto em que cada funcionário registra sua entrada e saída com um cartão.
Hoje em dia temos 4 meios de controle de jornada disponíveis e aceitos pela legislação trabalhista, são eles:
Para ajudar você com essa tarefa, listamos 3 dicas para um controle eficiente do ponto.
Principais soluções no mercado
Tipos de sistema de controle de ponto – veja o que é melhor para sua empresa
O que diz a CLT sobre a marcação de ponto? O artigo n° 74 da CLT determina que todo estabelecimento que conta com 20 ou mais funcionários deve realizar o controle de ponto. Essa lei também determina que a marcação pode ser feita de 3 formas diferentes.
Segundo o artigo 58 da CLT, existe uma espécie de tolerância entre 5 e 10 minutos para o registro do ponto. Isso quer dizer que nenhuma hora será descontada ou considerada extra caso o ponto seja batido 5 minutos antes ou 5 minutos depois do horário estabelecido.
Instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a Portaria nº 1.
Destaca-se que a não marcação do ponto poderá acarretar ao empregador demandas trabalhistas e aplicação de multas por parte do Ministério do Trabalho e Emprego. ... I – E ônus do empregador que conta com mais de 10 (dez) empregados o registro da jornada de trabalho na forma do art. 74, § 2º, da CLT.
No fechamento do mês, a folha de ponto deve ser assinada pelo funcionário. Cabe ao RH ou ao gestor do funcionário ensinar a ele como preencher a folha de ponto de maneira adequada.
A folha de ponto deve ser preenchida por um funcionário. Por esse motivo, a área de Recursos Humanos ou Departamento Pessoal tem a função de orientar esse funcionário durante o processo, caso exista alguma dúvida ou dificuldade.
Ao esquecer o ponto, comunique imediatamente ao seu supervisor ou chefe e faça uma declaração de esquecimento de ponto para evitar problemas jurídicos. Embora não haja uma bala de prata que resolva imediatamente os problemas que você está tendo com funcionários que esquecem de assinar o ponto.
Após realizado o filtro, serão exibidas as movimentações dos funcionários.
(Parágrafo incluído pela Lei nº 10.
A folha de ponto permite que sejam registrados as horas trabalhadas, as folgas, as faltas, os intervalos para almoço, as férias e os descansos semanais de forma organizada. Facilita também o estabelecimento de metas e o controle de horas excedentes.
Um sistema de registro de ponto serve para lançar as entradas e saídas dos colaboradores de uma empresa, para o controle da jornada de trabalho. Basicamente, existem quatro tipos de sistemas, que são: manual, mecânico, eletrônico e digital.
Podemos dizer que o fechamento do ponto é a verificação e conclusão de todos os registros de jornada de trabalho que um colaborador fez em determinado mês dentro da empresa. Normalmente, os empregadores adotam práticas que chamamos de implementação de datas de corte.
O Excel permite criar uma planilha para inserir as horas trabalhadas e fazer controle de ponto. Para isso, basta registrar o horário de chegada, almoço, retorno e saída da empresa. Nos cálculos, também é possível descobrir se a pessoa está fazendo hora extra ou devendo horas, para contar folgas ou faltas.
O empregado deve preencher linha por linha do cartão. Cada linha refere-se a um dia de trabalho. Caso haja preenchimento incorreto, o empregador deverá registrar no campo da observação a correção a ser feita e não utilizar corretivos ou borracha. A rasura no cartão ponto é considerada falta grave e passível de punição.
O livro de ponto funciona de forma simples. Basta que, ao chegar à sede da empresa, o colaborador faça a sua anotação, manualmente, registrando a sua entrada. O colaborador também deve anotar sua saída e retorno do almoço, além de inserir seu horário de saída, ao terminar suas atividades.