O trabalho voluntário é definido pela Lei 9.
Os trabalhos voluntários no Brasil são regulamentados pela Lei 9.
O nascimento formal do voluntariado teve origem no século 19, com o enfoque na benemerência. À época, os problemas sociais eram entendidos como “desvios” da ordem dominante e atribuídos a indivíduos “em desgraça” que, por não terem a oportunidade de se reintegrarem à sociedade, necessitavam da caridade organizada.
Doar tempo e dedicação são características do voluntariado, atividade praticada por aproximadamente 7,2 milhões de pessoas no Brasil em 2018, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Escolhendo um projeto Para encontrar algo que lhe agregue experiências positivas, é preciso estar em um projeto que não afete-o psicologicamente ou fisicamente, mas que some alegria. A ideia principal é trocar experiências e promover melhores experiências pelo mundo.
Listamos abaixo quatro destes projetos para você se cadastrar e poder fazer parte:
O site da organização é o www.care.org.br. E quem quiser mais informação sobre como participar de ações dos Médicos Sem Fronteiras pode visitar o site www.msf.org.br ou ligar para Já a Cruz Vermelha treina pessoas interessadas em participar de suas ações humanitárias.
É o auxílio prestado por Estados, Organizações Não Governamentais, Organizações multinacionais, como a Organização das Nações Unidas, e demais atores que disponibilizam recursos materiais, como distribuição de alimentos, e imateriais, como auxílio jurídico, para populações necessitadas.