Sequencialmente, em 1886, outro cientista, de nome Eugen Goldstein, descobriu os raios anódicos ou canais, que eram raios carregados positivamente, formados pelo que sobrou dos átomos do gás que teve seus elétrons arrancados pela descarga elétrica.
Resposta. Raios Catódicos: São feixes de elétrons produzidos quando uma diferença de potencial elevada é estabelecida entre dois eletrodos localizados no interior de um recipiente fechado contendo gás rarefeito.
Os raios podem ir tanto de cima para baixo – no sentido da nuvem para a terra – quanto de baixo para cima – no sentido da terra para a nuvem. Contudo, é mais comum eles virem do céu. ... Há os que se formam e ficam dentro da nuvem, os que se formam na nuvem e vão para o ar e os que vão de uma nuvem para a outra.
A "ampola de Crookes" é feita de vidro ou quartzo e dentro dela se faz o vácuo. Ela contém duas placas metálicas ligadas a uma fonte de tensão elétrica. A placa ligada ao pólo negativo é chamada de catodo e a outra, ligada ao pólo positivo, é o anodo.
Sir William Crooks
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Thomson realizou seu experimento em 1897 e usou como principal ferramenta um instrumento conhecido como ampola de Crookes ou tubo de raios catódicos. Esse dispositivo foi criado pelo físico inglês Willian Crookes (1832-1919) em 1856.
Crookes, que reproduziu uma condição de vácuo no interior desse anteparo, os cientistas perceberam sob esta condição, que a corrente continuava sendo indicada no amperímetro toda vez que se reproduzida a diferença de potencial no tubo.
A função dessa lâmina é absorver a radiação secundária e se necessário, identificar ( através de marcas) o posicionamento errado do filme para a incidência; Filme Radiográfico- Encontra-se no interior da embalagem, revestido por um papel preto.