A República de Cromwell foi um período de exceção na história da monarquia do Reino Unido, caracterizado por uma revolta do Parlamento diante de um monarca que não tolerava objeções aos seus desejos e que acabou executado por traição à pátria.
Numa repetição das ações do rei deposto que haviam contribuído para a guerra civil, Cromwell dissolveu o parlamento republicano em 1653 e tomou o controle do Estado, como Lorde Protetor perpétuo.
Durante seu governo (1653-1658) Cromwell reorganizou a fazenda pública, fomentou a liberalização do comércio, reformou a igreja nacional segundo princípios de tolerância, embora perseguisse os católicos. "Sob seu governo a Inglaterra assumiu a liderança dos países protestantes europeus".
Com a eclosão da Guerra Civil, em 1642, ele passou a compor as forças bélicas de defesa do Parlamento. ... Suas tropas conseguiram derrotar as forças realistas em diversas batalhas, resultando na vitória na Guerra Civil. Cromwell participou da captura do rei Carlos I e da instauração de seu julgamento.
Dentre as principais medidas de Cromwell, a mais importante foi a promulgação do Ato de Navegação (1651) que deu um grande impulso aos negócios da Inglaterra, garantindo que os produtos comercializados pelo país fossem transportados em seus navios.
Consolidação do poder burguês com o confisco das terras da Igreja Anglicana; 2. Abolição das obrigações feudais sobre os camponeses; 3.
Resposta: A liberdade de prática e culto religioso, menos para a Igreja Católica; Um júri com obrigação de aplicar um conjunto de leis elaboradas pelo parlamento. O rei nunca poderia aplicar ou julgar leis sem a permissão do Parlamento.
Resposta: A Revolução Inglesa, em si, trouxe como PRINCIPAIS mudanças a implementação de uma monarquia parlamentar e a defesa de interesses burgueses, os quais vão possibilitar uma futura industrialização.
Resposta. Resposta: Crescente urbanização, o aumento nas atividades no setor terciário, o desenvolvimento da produção em massa, rápido aprimoramento tecnológico.
O que foi a Revolução Inglesa? ... Com o processo da revolução, a burguesia da Inglaterra, por meio de uma guerra civil e da atuação do Parlamento, conseguiu combater o Estado absolutistadesse país e reformular a estrutura política, que culminaria na modelo da Monarquia Parlamentarista em 1688.
Podemos dividir o processo histórico da Revolução Inglesa em quatro fases principais:
Verificado por especialistas. Podemos dividir a Revolução Inglesa em quatro fases: Reinado de Carlos I e Guerra Civil, Revolução Puritana, Restauração da Monarquia e Revolução Gloriosa. ... Vencido Carlos I, instaura-se a República na Inglaterra, liderada por Cromwell de maneira tirânica.
Ocorrida entre 1640 e 1688, foi uma das primeiras revoluções burguesas que limitaram o poder de um rei absolutista e deu início à formação de uma monarquia constitucional na Inglaterra. ... Essa revolução marcou também o começo do predomínio das religiões protestantes no reino inglês.
Antes da guerra civil, o parlamento não era um órgão permanente da política inglesa, mas uma assembleia temporária e aconselhadora. O monarca inglês podia ordenar a sua dissolução. O parlamento era composto por representantes da pequena nobreza e tinha o cargo de recolher os impostos e taxas do rei.
Os interesses dos aristocratas na revolução inglesa eram diretamente ligados ao poder, pois eles ainda possuíam benefícios feudais que a coroa inglesa mantinha, e é exatamente por isso que apoiaram Carlos I e ajudaram-no a formar um exército de 20 mil soldados.
As revoluções Puritana, de 1640, e a Gloriosa, de 1688, podem ser consideradas como partes de um mesmo processo de conflito entre o absolutismo e o liberalismo, entre o poder do rei e o do Parlamento, tendo como resultado o estabelecimento da monarquia parlamentar.
Entre as consequências da Revolução Inglesa, destacam-se a criação da Comunidade da Inglaterra, a dissolução do direito divino e a imposição da monarquia constitucional ou o desenvolvimento do modelo capitalista. O iluminismo foi um movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, durante os séculos XVII e XVIII.
O projeto iluminista-liberal influenciou a independência das colônias e as revoluções liberais burguesas dos séculos 18 e 19. Com base no ideário iluminista, a Revolução Francesa substituiu o Absolutismo e o mercantilismo pelo liberalismo político e econômico, a aristocracia pela burguesia no poder.
Entre as consequências da Revolução Inglesa, destacam-se a criação da Comunidade da Inglaterra, a dissolução do direito divino e a imposição da monarquia constitucional ou o desenvolvimento do modelo capitalista. O iluminismo foi um movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, durante os séculos XVII e XVIII.
Resposta. Revolução Inglesa: Com a monarquia parlamentar, a Inglaterra apresentou a burguesia mais poderosa do mundo, que enriqueceu rapidamente, teve a liberdade comercial e dominou a economia inglesa. Revolução francesa: derrubou o Antigo Regime e consolidou o Regime Burguês, principalmente depois de Robespierre.