Rochas sedimentares são formados por areia, argila e cascalho, são muito interessantes pois trazem consigo partes dos fósseis ou restos dos mesmos, por que as plantas e animais formam um fragmento e com o tempo formam rochas sob eles. São encontradas nas depressões, em regiões mais baixas.
As rochas sedimentares clásticas são classificadas principalmente pelo tamanho do grão (granulometria), como grossa (cascalho e conglomerado), média (areia e arenito), fina (silte e siltito; lama, lamito ou folhelho; argila e argilito).
Os sedimentos têm origem na erosão da bacia e na erosão do leito e margens dos rios. As partículas erodidas que chegam ao rio podem ser transportadas em suspensão no meio líquido ou pelo leito. As partículas em suspensão se movimentam com a velocidade da corrente de água.
Litificação é um conjunto complexo de processos que convertem sedimentos em rocha consolidada. Graças, principalmente, à pressão exercida pelos sedimentos acumulados nos vários tipos de erosão.
Também designado diagénese, define o processo pelo qual os sedimentos não consolidados são transformados em rochas sedimentares consolidadas. Uma das ações que afeta os sedimentos é a compactação.
As rochas metamórficas são rochas originadas de outros tipos de rochas que, longe de seus locais de formação e submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo denominado por metamorfismo.
As rochas ígneas – também chamadas de rochas magmáticas – são aquelas originadas em altas temperaturas a partir da solidificação do magma. ... Como esse processo é mais lento, formam-se rochas mais duras e com formações cristalinas maiores e mais bem definidas, a exemplo do granito, do sienito e do diorito.
Muitas rochas metamórficas se formam quando rochas de outro tipo são submetidas a intensas pressões ou elevadas temperaturas. Quando, por exemplo, por mudanças ocorridas na crosta, uma rocha magmática é empurrada para regiões mais profundas e de maior pressão e temperatura, alterando a organização dos minerais.
O ciclo das rochas é o processo de transformação das rochas, que mudam sua composição mineralógica e propiciam a existência de seus três principais tipos: magmáticas, metamórficas e sedimentares. ... Um exemplo é o calcário (rocha sedimentar) que se transforma em mármore.