EQST

O Que Um Genograma Familiar?

O que é um genograma familiar?

Um genograma – também conhecido como diagrama familiar – é uma representação imagética das relações familiares de uma pessoa com as respectivas informações médicas e psíquicas de cada membro da mesma.

Para que serve um genograma familiar?

O Genograma explicita a estrutura familiar ao longo de várias gerações e das etapas do ciclo de vida familiar, além dos movimentos emocionais a ele associados. ... O modo como o Genograma é feito, dispõe as informações da família graficamente de forma a oferecer uma visão compreensiva dos complexos padrões familiares.

O que vem a ser genograma?

O Genograma é uma representação gráfica da família e tem sido utilizado em diversos contextos. Este artigo visa destacar a relevância da utilização do genograma na pesquisa qualitativa e propor um procedimento de aplicação e análise do mesmo.

Qual a importância do genograma?

O genograma contribui para o acompanhamento das famílias com histórico de doenças e/ou vulnerabilidade, pois facilita a visão do contexto psicossocial e das situações estressoras para o sujeito e sua família.

O que perguntar no genograma?

Por exemplo, você pode começar seu genograma com seus avós, ou até com seus bisavós. O documento pode ser usado para mostrar a diversidade nas relações familiares, além dos padrões de doenças. Um genograma inclui símbolos para indicar interações familiares como conflitos, proximidade, separação etc.

Quais as aplicações do genograma na prática clínica?

Fundamentado na teoria sistêmica, o genograma possibilita analisar o contexto psicossocial do paciente, sua família e sua doença. Por ser um mapa relacional, facilita a visualização do contexto familiar, funcionando como uma "radiografia" psicossocial do paciente.

Qual a origem científica do genograma?

4.1 Genograma Familiar No inicio de seu trabalho com famílias, Bowen propôs a utilização de um diagrama familiar, o qual auxiliaria a coletar e organizar importantes dados sobre o sistema familiar multigeracional, e foi renomeado em 1972 por Guerin, como Genograma Familiar (Nichols & Schwartz, 1998).

Onde fazer o genograma?

Visual Paradigm Online (Web) Outra ferramenta simples que você pode usar é o Visual Paradigm Online. Ele oferece opções de edição de genogramas muito úteis na ferramenta online. As formas que você precisa para criar um genograma são fornecidas pela ferramenta, poupando o seu tempo.

O que é o genograma e qual a sua importância na terapia sistêmica?

O genograma tem sido definido como um desenho gráfico da vida familiar com o objetivo de levantar informações sobre os seus membros e suas relações, através de gerações, constituindo-se numa ferramenta de avaliação muito utilizada pela terapia sistêmica de família.

Para que serve o genograma E o Ecomapa?

O ecomapa, assim como o genograma, é um instrumento de abordagem familiar que possui o objetivo de avaliar a anatomia da família. Criado por terapeutas familiares¹, ele é utilizado para abordagem tanto do indivíduo como da família, de maneira a tentar identificar sua rede de apoio social e familiar.

Como o genograma pode ser utilizado na psicoterapia?

Na terapia e no aconselhamento familiar, o Genograma é utilizado como um instrumento para engajar a família, destravar o sistema, rever dificuldades familiares, verificar a composição familiar, clarificar os padrões relacionais familiares e identificar a família extensa.

Qual a importância da utilização do genograma para o trabalho do enfermeiro na atenção primária à saúde?

Um dos instrumentos que contribui para a compreensão da realidade das famílias é o genograma. Seu uso na Atenção Básica à Saúde permite que a equipe de saúde da ESF tenha maior acesso às informações pertinentes às famílias e possibilita que elas participem ativamente do seu acompanhamento em saúde.

Quem inventou o genograma?

Murray Bowen O Genograma é uma ferramenta clínica provinda da Terapia Sistêmica Familiar e foi idealizado pelo psiquiatra norte americano Murray Bowen, aproximadamente em 1954. Desta maneira, o genograma é a representação gráfica da família.

Quem criou o genograma para mapear padrões relacionais e não doenças genéticas?

Foram os médicos de família que primeiro propu- seram a padronização dos símbolos do genograma (Jolly et al., 1980).