Como escolher lavar roupas com água fria ou quente Quando usar água fria ou morna: a água mais fria evita que as cores desbotem. Deve ser usada em roupas coloridas ou escuras, peças de algodão, tecidos delicados, peças que podem encolher com água quente (lã e outros tecidos naturais) e jeans.
Alguns, como a microfibra, o gorgorão e o oxford, são feitos exclusivamente a partir do poliéster....Podem ser lavados à seco ou à máquina, e entrar na secadora.
Tipos de tecido Oxford
Segredos para lavar e conservar camisetas de algodão
Monteiro dá cinco dicas de como separar algumas peças de roupas antes de lavar: Brancas só com brancas: É a regra básica. Essas peças não podem ser lavadas com roupas coloridas, pois a mistura pode ocasionar em leves manchas ou até mesmo em uma transferência de cor, alterando o tom branco para um rosado, por exemplo.
Lençóis grandes que não cabem na máquina de lavar: eles não serão lavados e não secarão como deveriam. Peças cobertas de pelos de pets, podem estragar a lavadora. Capas costuradas com certos produtos: se elas encolherem, será difícil usá-las novamente. Itens tingidos.
Em alguns casos - peças de seda, linho e até mesmo jeans, por exemplo - não é recomendável colocar a roupa na máquina secadora, pois isso pode fazer com que o tecido estrague ou encolha. Por isso, a principal dica é verificar a etiqueta de cada roupa que você lavar.
Agora, se sua dúvida é “o que fazer com a roupa que encolheu na secadora”, temos uma receita que pode ajudar:
Lembrando que a lavagem é feita por tombamento, então o recomendado é colocar roupas até a metade do cesto além de respeitar o limite de peso. nota: Verifique no manual o limite de peso para sua lavadora. Ciclo de Algodão normalmente aguenta a capacidade máxima. Adicione seu sabão e amaciante preferido.
A lava e seca funciona da seguinte maneira: após lavar as roupas, a máquina libera ar quente e o ventila nas roupas molhadas. Ao final do processo todos os itens estão secos e prontos para o uso. Com certeza essa é a opção mais prática disponível!
Limpe a máquina de lavar uma vez por mês: coloque no compartimento para o sabão 1 copo de vinagre branco de álcool e deixe a máquina trabalhar sem roupas. Se o eletrodoméstico estiver muito sujo, troque o vinagre por água sanitária.
Coloque em um balde 1 litro de água morna e 3 colheres de vinagre branco. Deixe a peça de molho nessa mistura por 10 minutos antes de lavar. Se desejar, você pode usar como alternativa mergulhar a mancha em água oxigenada, mas teste em um pedaço da roupa antes, para ter certeza que ela não irá desbotar.
Coloque a roupa encardida de molho em 5 litros de água quente + 5 colheres de sopa de sal de cozinha + 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe de molho nesta água por 6 horas. Retire do molho e coloque na máquina para lavar normalmente com sabão e amaciante.
Faça uma mistura de 1 xícara de chá de água sanitária para 1 litro de água morna. Essa mistura vai servir para limpar a borracha da abertura. Puxe as dobras da borracha cuidadosamente e limpe as fendas com um pano macio umedecido na mistura acima.
Limpeza interna
Como fazer:
Encha um balde com uma mistura de água quente e detergente de louça. Acrescente uma tampa do sabão líquido que você costuma usar para lavar roupas no balde ou na bacia e coloque a água morna. Despeje a mistura dentro do dispenser. Com cuidado para não derramar a água morna em você, coloque-a lentamente na gaveta.
Se você perceber que há acúmulo de sabão em sua máquina, comece removendo a bandeja onde ele é depositado para lavar no tanque. Você pode fazer isso usando uma esponja e o UAU Multiuso, ideal para remover as crostas formadas no local.
Conheça os 14 erros mais comuns na hora de lavar roupa:
Faça a limpeza da parte in- terna da lavadora pelo menos uma vez por mês. Coloque 1 litro de alvejante (água sani- tária) dentro do cesto. Selecione o nível de água Alto e programa "Tira Man- chas/Branco Encardido". Deixe a Lavadora completar o ciclo para garantir a total remoção do alvejante.