Os conteúdos procedimentais expressam um saber fazer que envolve tomar decisões e realizar uma série de ações, de forma ordenada e não aleatória, para atingir uma meta.
A dimensão procedimental estabelece o “saber fazer”, a dimensão atitudinal refere-se ao conhecimento de si mesmo “saber ser” e a dimensão conceitual é a definição e racionalizações dos diversos saberes, “saber saber”. Nessa pesquisa, buscamos entender como abordar o tema valores na escola.
A dimensão procedimental é caracterizada pelas habilidades e estratégias utilizadas na aprendizagem que constituem o saber necessário para a resolução de problemas (ECHEVERRÍA; POZO, 1994).
Esta classificação, baseada em Coll, corresponde às seguintes questões: “o que se deve saber?” (dimensão conceitual); “o que se deve saber fazer?” (dimensão procedimental); e “como se deve ser?” (dimensão atitudinal), com a finalidade de alcançar os objetivos educa- cionais.
Diante disso, a Base Nacional Comum Curricular propõe na área da Educação Física oito dimensões de conhecimento que irá orientar os professores em suas práticas pedagógicas no contexto escolar, neste sentido, são elas: Experimentação, Uso e apropriação, Fruição, Reflexão sobre a ação, Construção de valores, Análise, ...
São essas as três dimensões da competência: 1. Conhecimentos, 2. Habilidades e 3. Atitudes/Comportamentos.
Na proposta teórica de BRANCO, os jogos são constituídos por três dimensões: lógica, estética e tecnológica. Cada uma responde a lógicas diferentes que operam dentro dos games. A dimensão lógica é constituída pelo jogo de forças entre o sistema de regras e os ludemas.
Espaço - arte em três dimensões. O espaço, na linguagem visual, pode ser definido como: Tridimensional: É o espaço real, onde as obras de arte tridimensionais estão situadas. Bidimensional: É a representação do espaço tridimensional em uma superfície bidimensional, como a superfície do papel ou a tela da pintura.
A dimensão artística da dança tem por finalidade a criação, interpretação, produção e reprodução de obras coreográficas. ... Tal como nas artes plásticas não é fácil encontrar a fronteira entre o que é ou não é arte em dança.
Dimensão Histórica - refere-se às informações históricas que podem ser extraídas do objeto artístico, não devendo ser confundida com a contextualização histórica que é a visibilidade e análise de um determinado recorte temporal para a melhor compreensão dessa imagem.
A quarta dimensão e a ortogonalidade Três dimensões ortogonais do espaço são conhecidas como comprimento, largura e altura. Portanto, a quarta dimensão é a direção no espaço que está em ângulo reto com estas três dimensões observáveis.
A quarta dimensão “vivenciada” Viver momentos de alegria e prazer ao lado de pessoas queridas mostra que estamos vivendo uma quarta dimensão. Quando a pessoa atinge um estado puro e pleno dentro de si, consegue saber quem ela é. Esse é o estado puro, do próprio Cristo.
Não há prova de que haja mais dimensões do que as quatro que a gente conhece – três de espaço (a altura, a largura e o volume) e uma de tempo. Mas, para boa parte dos físicos teóricos, a quinta dimensão existe, sim. Só que não podemos detectá-la.
A ideia de outra dimensão tornou-se sinônimo da expressão universo paralelo. O uso é particularmente comum em filmes, televisão e HQs.
Quais são as dimensões essenciais do ser humano?
Mesmo que a imagem projetada na retina de nossos olhos seja plana, conseguimos enxergar em três dimensões (profundidade, altura e largura).
Por causa da curvatura da Terra, nosso olho é capaz de enxergar, no máximo, até 5 km de distância. Por causa da curvatura da Terra, nosso olho é capaz de enxergar, no máximo, até 5 km de distância. Mas isso, claro, depende de diversos fatores, como saúde ocular, luminosidade, obstáculos visuais etc.
Nos testes de oftalmologistas, uma pessoa com visão normal deve ser capaz de ler uma palavra com letras de 7 mm2 a uma distância de 6 metros. Para enxergar essas mesmas letrinhas a cerca de 60 metros de distância, só se elas crescessem bem, para uns 7 cm2 de tamanho.
Com visão normal a imagem deve formar-se na retina, por sua vez, no olho com presbiopia a imagem forma-se atrás da retina, provocando problemas de visão ao perto (ver mal objetos próximos). Esta anomalia é um tipo de erro refrativo.
Os primeiros enxergam mal de longe, enquanto os hipermetropes sofrem para ver de perto. Quem tem astigmatismo não vê direito nem coisas próximas nem afastadas. Na miopia, o foco visual se forma antes da retina. Então o paciente tem dificuldade de enxergar de longe.