Quantos Livros Foram Escritos Por Scrates?

Quantos livros foram escritos por Scrates

Ibn Sina o Avicena, médico, filósofo, cientista e polímata persa, morre em Hamadã em 18 de junho de 1037. Escreveu cerca de 300 livros sobre diferentes temas, predominantemente de medicina e filosofia. Seus textos mais famosos são O Livro da Cura e O Cânone da Medicina, também conhecido como Cânone de Avicena.

Várias fontes, inclusive os Diálogos de Platão, mencionam que Sócrates tinha servido ao exército em várias batalhas. Na Apologia de Sócrates, Sócrates compara seu período no serviço militar a seus problemas no tribunal, e diz que qualquer pessoa no júri que imagine que ele deveria se retirar da filosofia deveria também imaginar que os soldados devessem bater em retirada quando era provável que pudessem morrer em uma batalha. Estrabão conta que, após uma derrota ateniense em que Sócrates e Xenofonte haviam perdido seus cavalos, Sócrates encontrou Xenofonte caído no chão, e carregou-o por vários estádios, até que a batalha terminou.

Resumo sobre Sócrates

Esta frase não é de Sócrates, mas era utilizada por ele como lema para a sua vida e sua filosofia: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo e os deuses.”

Nas palavras do filósofo britânico Martin Cohen, Platão, o idealista, oferece “um ídolo, a figura de um mestre, para a filosofia. Um santo, um profeta do ‘Deus-Sol’, um professor condenado por seus ensinamentos como herege.”.

Por fim, o último livro de nossa lista, The Socratic Method: A Practitioner’s Handbook, de Ward Farnsworth, serve como um guia prático para quem deseja entender e aplicar o método socrático. Em vez de focar na vida de Sócrates ou nas questões filosóficas de seus diálogos, este livro adota uma abordagem mais pragmática e educacional.

De estudante para estudante

De estudante para estudante

Com essa variedade de recursos, esperamos que você encontre as ferramentas necessárias para conhecer o rico legado de Sócrates, que continua a inspirar as mentes mais curiosas, mesmo depois de mais de 2000 anos de sua morte..

Em O Banquete, de Platão, Sócrates revela que foi a sacerdotisa Diotima de Mantinea que o iniciou nos conhecimentos e na genealogia do amor. As ideias de Diotima estão na origem do conceito socrático-platônico do amor (escada do amor). Também em O Banquete, no discurso de Alcibíades se descreve o amor entre Sócrates e Alcibíades.

Em suma, "10 Lições sobre Sócrates" é uma leitura imprescindível para todos aqueles que desejam compreender de maneira aprofundada a filosofia socrática e sua relevância para os desafios da vida contemporânea.

Vida

Assim, logo sua vocação falou mais alto e ele partiu para aprender filosofia, vindo a ser discípulo dos filósofos Anaxágoras e Arquelau. Seu talento logo chamou a atenção. Tanto que foi chamado pela Pítia (sacerdotisa do templo de Apolo, em Delfos, na Antiga Grécia) de o mais sábio de todos os homens!.

Através de diálogos envolventes e argumentos persuasivos, Platão apresenta Sócrates como um sábio e incansável buscador da verdade, que questiona as convenções sociais e desafia os preconceitos. A narrativa cativa o leitor ao expor as acusações infundadas contra Sócrates e sua busca por uma vida virtuosa.

Videoaulas

Videoaulas

Em um certo momento do diálogo, Sócrates formula o famoso “Dilema de Eutífron”. Este dilema coloca em questão se as ações são piedosas porque são amadas pelos deuses, ou se são amadas pelos deuses porque são piedosas. Ou, em uma formulação um pouco diferente da presente no diálogo, as ações são corretas porque os deuses mandam ou os deuses mandam porque são corretas?

Stone dá atenção especial ao desdém de Sócrates pela democracia ateniense e a sua preferência por uma forma de governo mais elitista. Ao mesmo tempo, discute os aspectos do processo judicial que foram determinantes para o veredito.

Quais livros foram escritos por Sócrates?

A Apologia de Sócrates demonstra a habilidade de Platão em criar um texto eloquente e persuasivo, além de revelar sua profunda compreensão da filosofia e da natureza humana. É uma leitura essencial para aqueles interessados em filosofia clássica e na figura icônica de Sócrates, tornando-se uma referência atemporal para o pensamento crítico e a busca pela verdade.

Sócrates acreditava que o melhor modo para as pessoas viverem era se concentrando no próprio desenvolvimento ao invés de buscar a riqueza material. Convidava outros a se concentrarem na amizade e em um sentido de comunidade, pois acreditava que esse era o melhor modo de se crescer como uma população. Suas ações são provas disso: ao fim de sua vida, aceitou a sentença de morte quando todos acreditavam que fugiria de Atenas, pois acreditava que não podia fugir de sua comunidade. Acreditava que os seres humanos possuíam certas virtudes, tanto filosóficas quanto intelectuais. Dizia que a virtude era a mais importante de todas as coisas.

Se algo pode ser dito sobre as ideias de Sócrates, é que ele foi moralmente, intelectualmente e filosoficamente diferente de seus contemporâneos atenienses. Quando estava sendo julgado por heresia e por corromper a juventude, usou seu método de elenchos para demonstrar as crenças errôneas de seus julgadores. Sócrates acreditava na imortalidade da alma e que teria recebido, em um certo momento de sua vida, uma missão especial do deus Apolo Apologia, a defesa do logos apolíneo “conhece-te a ti mesmo”.

Qual é a obra de Sócrates?

O livro "10 Lições sobre Sócrates" do autor Júnior Ghiraldelli é uma obra excepcional que mergulha no mundo da filosofia socrática de forma clara e envolvente. Com uma abordagem didática, o autor nos guia através de dez lições fundamentais, explorando a vida, as ideias e o legado deixado por Sócrates.

Uma necessidade que Sócrates carregava consigo era a de compartilhar com os outros cidadãos gregos a sua sabedoria, e ele fazia isso através do diálogo, usando a força da expressão, das palavras, para tentar levar o conhecimento para todas as pessoas que desejassem entender um pouco mais sobre as coisas do ser humano e do mundo em geral.

Por esse motivo foi preso, acusado injustamente de trair Atenas na guerra contra Esparta, o que o levou a ser condenado a pena de morte, porém, ele não fugiu, aceitou a condenação de cabeça erguida, acreditando que não se podia de forma alguma questionar o império da Lei.

Quais são os 3 tipos de conhecimento Segundo Aristóteles?

"Sócrates", escrito por Pages 576, é um livro que aborda a vida e o pensamento do filósofo grego Sócrates de forma brilhante e detalhada. Através de uma narrativa envolvente, o autor apresenta as principais ideias e ensinamentos desse pensador icônico, destacando sua contribuição para a filosofia e sua influência duradoura na história da humanidade. Além disso, o livro proporciona uma análise profunda do contexto histórico e cultural em que Sócrates viveu, permitindo ao leitor compreender melhor as motivações por trás de suas ações e convicções. Com uma linguagem acessível e rigor acadêmico, "Sócrates" é uma leitura indispensável para aqueles interessados em explorar a filosofia clássica e compreender o legado eterno deixado por esse grande pensador."

Farnsworth fornece um panorama completo do método socrático, desde suas origens históricas até suas aplicações contemporâneas. Ele descreve como as técnicas de questionamento de Sócrates podem ser usadas para estimular o pensamento crítico, incentivar o debate construtivo e aprofundar a compreensão dos conceitos. 

Qual é a obra mais famosa de Sócrates?

Uma das obras mais famosas que retrata o filósofo são os 35 diálogos em forma de conversa de Platão. Sócrates foi acusado de ser ateu e de se associar aos sofistas, ensinando os jovens a serem selvagens e desrespeitosos e, com isso, corrompendo a juventude.

Quais são os escritos mais importante de Sócrates?

Verificado por especialistas. Bom, na verdade Sócrates não escreveu nenhum obra, todo o seus estudo, ideologia e pensamentos foram repassados e finalmente escritos por seus mais famosos discípulos, que foi Xenofontes e Platão.

Quais os principais pensamentos e frases de Sócrates?

Conheça algumas das principais frases de Sócrates: “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. “Deve-se temer mais o amor de uma mulher do que o ódio de um homem”. “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna, é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”.

Quais são as principais teorias de Sócrates?

De qualquer forma suas principais ideias envolviam crer: Na imortalidade da alma. Na impossibilidade de se aprender as virtudes com os sofistas. Na busca pela virtude como mais importante que a busca por dinheiro.

Quais são as principais características de Sócrates?

Uma de suas características bem peculiares era a de que ele gostava de caminhar descalço, para sentir o chão sob seus pés e ficar parado por horas, apenas pensando sobre alguma coisa. Ele também tinha o hábito de não tomar banho, essa era uma prática da qual ele não era muito adepto.

Quais as principais características de Platão?

Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. ... O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas.

Quais os principais pensamentos de Platão?

Platão foi um dos mais importantes pensadores do período antropológico da filosofia grega. Ele fundou um pensamento metafísico próprio, relegando à questão do “ser” e das “essências” o princípio e a chave para se ter qualquer tipo de conhecimento acerca do mundo.

Qual a principal característica da filosofia moral de Platão?

Na obra Apologia, os diálogos de Sócrates com o seu discípulo, evidenciam preocupações com valores morais tais como a justiça e a virtude. Em A República de Platão, o autor dá sequência ao diálogo com o seu mestre e desenvolve a filosofia da moral. Nesta, define virtude como a constante busca pelo conhecimento.

Como Platão expressou seu pensamento?

Resposta. C) Platão escreveu textos filosóficos na forma de diálogos. Platão discutiu conceitos que abordam o diálogo como forma escrita. Além disso, adotou a dialética (que ajuda a clarear pontos e elevar o entendimento) na sua obra e vida.

Qual a contribuição do pensamento de Platão para o desenvolvimento da filosofia?

na verdade Platão contribuiu na filosofia a traves de Sócrates o mestre da filosofia, Sócrates inventou a razão e Platão deu continuidade a teoria da razão criando a lógica, para ele não existe vida se não existir a lógica, não existe razão sem a lógica da razão, e até então foi dessa forma que Platão contribui na ...

Qual foi a contribuição de Platão?

O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico. Escreveu diversos diálogos filosóficos e fundou a Academia em Atenas, ou seja, é considerado o precursor do ensino superior no mundo ocidental.

Qual foi a contribuição de Platão para a Matemática?

A contribuição de Platão para a Matemática foi em relação à defesa do filósofo no que diz respeito à matemática pura. Isso quer dizer que o filósofo então contribuiu grandemente para o estudo da geometria, utilizando assim, figuras geométricas para que os alunos pudessem compreender o que de fato era o estudo.

Quem Foi Sócrates segundo Platão?

Sócrates nasceu em Atenas por volta do ano 470 a.C. e, de acordo com o romano Cícero, "fez com que a filosofia descesse dos céus para a terra" Foi o primeiro dos três grandes filósofos gregos que estabeleceram as bases do pensamento ocidental (os outros dois foram Platão e Aristóteles).