“O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. É destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos. ... Abaixo um exemplo de Arduino, o UNO R3!
Módulos Arduino são dispositivos eletrônicos formados a partir de placas de circuitos impresso e componentes específicos, a depender da finalidade para o qual foram desenvolvidos, variando também em tamanho, cor, valores de venda, etc.
A linguagem de programação utilizada para escrever os códigos para Arduino é baseada nas tradicionais C/C++ (com modificações) e possui um grau de abstração muito alto e uma série de bibliotecas que encapsulam a maior parte da complexidade do microcontrolador.
Montando Arduino na protoboard Retire o microcontrolador, coloque-o na protoboard e monte o circuito abaixo, observando as conexões do ATMEGA328. Agora vamos ligar o led verde à porta D4 (Pino 6 do ATMEGA), o led vermelho à porta D5 (pino 11 do ATMEGA), e o led amarelo ao D6 (pino 12 do ATMEGA).
O Arduino pode ser especialmente útil na automatização dos processos da sua empresa. É possível criar protótipos que permitam a comunicação de um dispositivo móvel com máquinas de indústria até a integração total do escritório (luzes, aparelhos, ar-condicionado, etc) com a internet.
É sempre útil a criação de protótipos mais complexos, através de componentes mais simples, essa é uma das grandes vantagens que o Arduino possibilita. Modelos existentes de placas Arduino.
Software Livre refere-se a todo programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído sem que haja a necessidade da autorização do seu proprietário para isso.
Para baixar a versão atualizada da IDE do Arduino para Windows basta acessar https://www.arduino.cc/en/Main/Software e efetuar a instalação. Novo: abre uma nova instância da IDE. Abrir: carrega na IDE projetos salvos no computador. Exemplos: disponibiliza diversos exemplos que são separados por pastas e bibliotecas.
O funcionamento da função delay() basicamente é “congelar” o programa em determinada parte do código por um tempo especificado em milissegundos. Durante o período em que o código está parado, não pode ocorrer nenhuma leitura de sensores, cálculos matemáticos ou manipulação de pinos.
Uma das funções mais conhecidas e utilizadas em programação para Arduino é a função delay(), que permite pausar o programa por um período de tempo especificado, na forma de um parâmetro com o valor em milissegundos desejados.
O Blink Quest é um software de leitura móvel para realização de pesquisas em campo que pode ser utilizado em smartphones ou tables. O Blink SI, é um software de Business Intelligence voltado à área comercial para apoio à tomada de decisões.
break é usado usado para sair de um laço for, while ou do… while, ignorando a condição padrão do loop. Também é usada para sair do comando switch case.
Para sair do laço infinito usa-se break para forçar a saída quando uma determinada condição ocorrer. quando nada é colocado dentro da estrutura de repetição for, a condição é considerada verdadeira.
Break – O comando break é usado em laços de repetição while, do/while, for e com os comandos switch/case. Quando usado em laço de repetição, causa uma interrupção imediata do mesmo, continuando a execução do programa na próxima linha após o laço. Isso ocorre caso a condição imposta seja atendida.
Função pinMode() Esta função permite configurar um pino específico para se comportar como um pino de entrada ou de saída. Por padrão, os pinos do Arduino tem a função de entrada, de modo que não é necessário declará-los neste caso.
Funções pinMode(), digitalRead() e digitalWrite() Esta função é muito utilizada no Arduino pois configura o estado de um determinado pino, isto é, indica se este irá funcionar como um canal de entrada ou de saída. ... Como isso o sinal “sairá” do Arduino para controlar algo fora.
O chip Atmega no Arduino possui resistores pull-up internos (resistores que se conectam à energia internamente) que você pode acessar. ... Se você preferir usá-los em vez de resistores pull-down externos, poderá usar o argumento INPUT_PULLUP em pinMode ().