Todas as tarefas executadas pelo computador, são baseadas em Algoritmos. Logo, um algoritmo deve também ser bem definido, pois é uma máquina que o executará. Uma calculadora por exemplo, para executar a operação de multiplicação, executa um algoritmo que calcula somas até um determinado número de vezes.
O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada.
Um algoritmo é uma sequência de passos lógicos necessários para executarmos uma tarefa. Em outras palavras, é como se fosse um passo a passo para resolver um problema, com instruções simples e exatas.
Ela tem os ingredientes necessários (dados de entrada), passo a passo para realizar a receita (processamento ou instruções lógicas) e atinge um resultado (o prato finalizado). Um algoritmo, portanto, conta com a entrada (input) e saída (output) de informações mediadas pelas instruções.
A partir dos exemplos é possível entender os três principais conceitos do algoritmo: entrada, saída e variáveis. A entrada é o dado inicial que será utilizado para seguir uma operação.
Resposta. Resposta: Um algoritmo é um conjunto finito de diretrizes que descrevem como executar uma tarefa.
Um algoritmo tem como características: não ambiguidade, fim e saída adequada para a entrada recebida.
Existem diversos tipos de algoritmos. Dentre eles, podemos citar: pseudocódigo, descrição narrativa, fluxograma e diagrama de Chapin. O pseudocódigo utiliza linguagem estruturada e se assemelha, na forma, a um programa inscrito na linguagem de programação pascal é também chamado de português estruturado.
Sendo assim, veremos dois métodos para representação de algoritmos: fluxograma – representação gráfica; pseudocódigo (português estruturado) – representação textual. eliminação da ambiguidade intrínseca à linguagem natural.
01 Representação de Algoritmos As principais formas de representação de um algoritmo são: • Descrição Narrativa; • Fluxograma; • Pseudocódigo. 02 Representação de Algoritmos Descrição Narrativa (ou algoritmos naturais): são algoritmos usados no dia-a-dia, descritos em linguagem natural.
Fluxograma • É uma representação gráfica de algoritmos onde formas geométricas diferentes implicam ações (instruções, comandos) distintos. Tal propriedade facilita o entendimento das idéias contidas nos algoritmos e justifica sua popularidade.
Quais são os dois tipos de representações mais utilizados em algoritmos? Organograma e código Fluxograma e programação Fluxograma e pseudocódigo Nenhuma das alternativas.
A forma mais comum de escrever um algoritmo é usar uma linguagem chamada de português estruturado ou portugol.
Pseudocódigo (ou portugol) Outras vantagens: pode definir quais os dados a serem utilizados e como eles vão estar estruturados, além de utilizar o português como base. A desvantagem é que precisamos aprender as regras dessa forma de representação. Também figura como desvantagem a não padronização de sua estruturação.
VisualG
Pseudocódigo é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendida por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação.
Para escrevermos códigos com pseudocódigo precisaremos conhecer alguns comandos básicos.