O espessamento endometrial é o aumento da espessura do endométrio, que é a parte interna da parede do útero, causando sintomas como aumento do fluxo menstrual, ciclos menstruais irregulares e sangramento vaginal fora do período menstrual ou após a menopausa.
Olá fiz uma transvaginal hoje com 4 semanas e 6 dias e não apareceu nada nem o saco gestacional não tive perda de sangue nada como não apareceu ali ela falou que pode ser por pouco tempo será?
Tenho 50 anos, 2 anos sem menstruar. A quase 1 ano as vezes fica uns pinguinhos não calcinha de sangue ou qd passo papel higiênico mela tb, bem pouco as vezes rosado as vezes vermelho e é eventualmente não é constante. Achava que era normal, qd falei para minha filha ela marcou uma transvaginal e deu espessamento do endométrio de 1.1cm discretamente heterogêneo! Estou com câncer ?
O câncer de endométrio é um tumor maligno, sendo mais comum em mulheres acima dos 60 anos, após a menopausa, sendo facilmente descoberto porque o seu principal sintoma é o sangramento vaginal anormal.
Meu exame de endométrio centrado e homogêneo,medindo 0,42 cm de espessura e no ovário direito deu presença de folículo 17 mm×18 mm×14 mm e na imagem tem o nome cisto. Oq significa? Boa tardr
boa tarde! estou sangrando a 4 meses sem parar ..comecei com anticoncepcional faz 4 dias ainda não parou o sangramento…sera que daqui a 5 dias para ? tenho um ultrassom vaginal a fazer ….obrigada
É importante consultar o ginecologista sempre que surgirem os sintomas do câncer de endométrio, pois quanto antes o problema seja descoberto, maiores são as chances de cura. Saiba como identificar o câncer de endométrio.
Nesta fase, os ovários começam liberar maiores quantidades de estrogênio para promover a proliferação do endométrio e aumentar sua espessura, assim como estimular o rápido crescimento dos vasos sanguíneos e as glândulas exócrinas.
meu exame deu endométrio espessado,medindo 13,9 mm exibindo a imagem modular hipoecogenica em seuinterior,na transição do corpo/fundo,medindo 1,9×1,6cmvascularizacao interna ao doppler
Além disso, quando é identificado um espessamento, é comum o médico indicar a biópsia do endométrio, que pode ser feita por histeroscopia ou curetagem, por exemplo, para confirmar o diagnóstico. Entenda melhor o que é a curetagem.
Olá Maiara, precisar ver com seu ginecologista uma consulta para avaliar os resultados de seus exames e se necessário outros para ter um diagnostico preciso para que possa ser orientada de forma correta
O estrogênio é o hormônio responsável pelo espessamento do endométrio durante os ciclos menstruais. A manutenção e o controle desse crescimento ocorre na presença de outro hormônio: a progesterona. Quando há muito estrogênio e pouca progesterona no organismo, ocorre o espessamento excessivo do revestimento.
Em caso de suspeita de espessamento endometrial, é importante consultar um ginecologista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, que pode envolver medicamentos com progesterona, colocação de DIU com levonorgestrel e, nos casos em que existem lesões pré-cancerígenas, cirurgia para a retirada do útero.
A hiperplasia do endométrio é o aumento da espessura do endométrio, causada por um desequilíbrio nos níveis de estrogênio e progesterona, sendo mais comum após os 40 anos de idade.
Por conta, principalmente, da queda natural da produção de hormônio durante a menopausa, essa é uma condição com maior risco de acometimento entre mulheres de 40 e 60 anos.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Caso haja fecundação e o embrião consiga ficar no endométrio, poderá ser observado um 'corrimento' rosado ou como borra de café durante seu dia fértil, mas se não houver fecundação, após alguns dias a mulher irá menstruar. Saiba reconhecer os sintomas de fecundação e nidação.
É no endométrio que ocorre a implantação do embrião, dando início à gravidez, mas para que isso aconteça, o endométrio precisa ter a espessura ideal, que é entre 8 e 18 mm. Caso não haja fecundação e implantação no útero, ocorre a descamação do endométrio, caracterizando a menstruação.
O tratamento para hiperplasia do endométrio vai depender do tipo de hiperplasia que a mulher possui e da sua gravidade, mas as opções terapêuticas incluem: Curetagem do tecido endometrial ou. Uso de medicamentos como progesterona ou progestágenos sintéticos por via oral, intramuscular ou intrauterina.
O endométrio muda de espessura naturalmente durante cada ciclo menstrual, mas durante o período fértil é esperado que a mulher tenha uma espessura entre 16 e 21 mm, embora já seja possível manter o embrião com apenas 7 mm.
No período após a menopausa a avaliação endometrial deve levar em conta a história clínica da paciente e o uso de terapia hormonal. A aparência normal do endométrio nesta fase é de uma linha ecogênica e homogênea, medindo até 5 mm, podendo haver distensão da cavidade uterina por muco (figura 2) (1).
O que significa espessamento endométrio heterogêneo, Eco endometrial centrado,espassado,het6,medindo. Olá. Significa que o tecido que reveste internamente o útero está mais espesso que o habitual, porém seu ginecologista deve analisar este dado conjuntamente com sua idade, ciclo menstrual e uso de medicamentos.
Miométrio é o músculo do útero e homogêneo é que está normal, não há textura irregular.