A Filosofia tornou-se uma teoria do conhecimento, ou uma teoria sobre a capacidade e a possibilidade humana de conhecer, e uma ética, ou estudo das condições de possibilidade da ação moral enquanto realizada por liberdade e por dever.
Resposta. Resposta: A busca pelo princípio universal que explicasse o surgimento do mundo.
As principais características da filosofia moderna estão pautadas nos seguintes conceitos: Antropocentrismo e Humanismo. Cientificismo. Valorização da natureza.
A razão é a capacidade que o ser humano tem que permite chegar a conclusões a partir das permissas, esta particularmente ligada á natureza humana. A mesma permite resolver problemas e encontrar coerência entre eles, assim sendo descarta ou forma novos conceitos de uma forma organizada.
O homem voltou a ser o centro e a medida das coisas. ... O Racionalismo devido ao contexto histórico no qual ocorre, procura olhar o mundo com a razão, já não mais dependente da Fé como no período medieval, mas confiando mais no ser humano e suas potencialidades: o enfoque é antropológico.
Enquanto o racionalismo afirma que a fonte do conhecimento é a razão, o empirismo alega que é a experiência sensorial. O racionalismo é uma teoria filosófica que se baseia na afirmação de que a razão é a fonte do conhecimento humano.